São Paulo, Segunda-feira, 07 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANADÁ
Implantação de ferrovia integrou a Colúmbia Britânica ao restante do país e abriu caminho para a hotelaria
Cordão de aço une Canadá de leste a oeste

do enviado especial ao Canadá

O cordão umbilical que liga o (não tão velho) oeste canadense ao resto do país é de aço. Ele começou a ser idealizado em 1871. A então independente Província da Colúmbia Britânica é convidada a integrar a união canadense. Em troca, o premiê do Canadá, John Macdonald, ofereceu a construção de uma linha de trem que unisse a região ao resto do país.
A Colúmbia Britânica (ou B.C., de British Columbia) virou um Estado canadense e a palavra de Mr. Macdonald foi cumprida quando, em 1885, foi instalado o último dormente da ferrovia que liga o leste ao oeste do país.
Por essa linha de trem anda até hoje a história do oeste canadense. O turismo, atividade central das montanhas Rochosas, como se convenciona chamar a região que inclui a maior parte dos Estados de Alberta e Colúmbia Britânica, foi gestado ao som das marteladas que fixaram os trilhos.
Em 1888, a Canadian Pacific Railway, companhia que marcou com estradas de ferro todo o oeste do país, percebeu a dificuldade que os primeiros passageiros tinham em encontrar um teto na região e construiu um hotelzinho chamado Banff Springs, cravado no primeiro parque nacional do Canadá.
O pequeno empreendimento prosperou de modo que, dois anos depois, a CPR ergueu mais um modesto chalé, às margens de um lago recém-batizado de Louise, nome da filha da rainha Vitória, da Inglaterra.
Eram os primeiros tijolos da atual maior companhia hoteleira canadense, a Canadian Pacific Hotels and Resorts.
Quem entra na página de Internet desse complexo hoteleiro (www.cphotels.com) vê que os então pequenos albergues são tratados hoje como "princesas da família real dos hotéis canadenses". O Banff Springs Hotel e o Chateau Lake Louise se tornaram dois dos hotéis mais luxuosos do mundo.
Mas não foi apenas o trem que pavimentou a estrada de desenvolvimento do oeste canadense. Nas redondezas de Lake Louise, em 1930, um casal de guias suíços descobriu algo mais valioso para a região do que havia sido o ouro em 1862. Era apenas a mesma neve que já caía por lá havia séculos.
Cliff White e Cyril Paris criaram o primeiro chalé voltado para o esqui nas cercanias. Desde então, os esportes de neve passaram a ditar o ritmo das chaleiras. A criação do complexo de Whistler, no final dos anos 60, é por enquanto o fim da linha da história das montanhas Rochosas. (CASSIANO ELEK MACHADO)




Texto Anterior: País é campeão em qualidade de vida
Próximo Texto: Pacotes com aéreo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.