São Paulo, Segunda-feira, 07 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embratur busca "vender" o Brasil no Cone Sul

do enviado especial

Com a desvalorização do real em relação ao dólar no início de 99, o Brasil passou a ser um alvo que pode ser mais facilmente explorado pelo turismo sul-americano.
Esta conjuntura está ajudando a Embratur -Instituto Brasileiro de Turismo- em sua empreitada de trazer mais turistas sul-americanos ao país. A empresa organizou com a Vasp, em Buenos Aires, no dia 28 de maio, um workshop sobre turismo brasileiro, parte de um projeto que quer fazer do Brasil o líder da indústria de turismo da América Latina no início do próximo milênio. Os alvos foram os operadores e os agentes do Chile, do Uruguai e da Argentina. Aproximadamente 500 operadores estiveram no encontro.
Um total de 35 empresas brasileiras, entre companhias aéreas, hotéis e órgãos estaduais de turismo, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, participaram.
Esse foi o primeiro workshop brasileiro de 99 na Argentina. Um outro será realizado no segundo semestre. Na Europa, a Embratur já organizou cinco desses encontros este ano. Ao todo serão 17.
Os Estados Unidos não ficam de fora. Seis workshops estão previstos para 99, sendo que o primeiro acontece no próximo dia 15.
Segundo o vice-presidente comercial e de marketing da Vasp, Rodolfo Canhedo, 44% dos turistas que vêm ao Brasil são provenientes da Argentina, Chile e Uruguai. "Acreditamos que essa participação pode crescer ainda mais se fizermos uma divulgação competente do que temos de melhor."
Para atrair esse mercado potencial, Canhedo diz que estratégias estão sendo adotadas, como o desconto médio de 20% para as operadoras que trabalham com o Brasil.
Canhedo confirma que a desvalorização do real está ajudando a trazer mais argentinos para o país. "Nesse momento, há mais argentinos indo para o Brasil do que o contrário. De cem turistas na linha Brasil-Argentina, aproximadamente 30 são brasileiros indo para a Argentina e 70, argentinos vindo para o Brasil", diz.
No final do encontro, a Embratur aproveitou para apresentar dois de seus filmes publicitários que em breve serão veiculados na TV argentina e que ressaltam a diversidade das regiões do Brasil.


Texto Anterior: Esqui: Argentina se prepara para temporada 99
Próximo Texto: Libertad viaja ensinando
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.