São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DA SIESTA
Mistura entre vida e religião no colorido dia-a-dia mexicano celebra união entre o Velho e o Novo Mundo
Igrejas deixam as culpas do lado de fora

no México

Flores, muitas flores. Entrar em qualquer das milhares de igrejas no México dá a sensação de que a vida se transmutou num espaço e tempo dedicados aos deuses.
A sobriedade e a quase culpa que sentimos nas velhas igrejas da Europa não existem nas mexicanas.
No México, arregalamos os olhos e um quase sorriso aparece quando cruzamos a porta que separa a rua dos altares.
No primeiro olhar, é difícil distinguir todos os detalhes, as roupas coloridas das imagens, as milhares de velas das centenas de flores frescas, trocadas diariamente.
Aqui, a vida se mistura à religião e é quase alegre. A Igreja Católica domina a vida espiritual, mas a magia dos rituais, das danças sagradas e sacrifícios, o cheiro de incenso e o canto das orações, entoadas nas 50 línguas indígenas existentes, não deixa dúvidas sobre onde estamos.
Um caleidoscópio de costumes e imagens católicas celebra a união do Novo e do Velho Mundo na religião mexicana.
O vilarejo de San Juan Chamula, nas montanhas, está a 20 minutos de San Cristóbal de las Casas (Chiapas), e é centro de uma prática religiosa peculiar.
Os índios chamulas acreditam que a fotografia pode roubar sua alma e, na igreja, existem placas: "É proibido fotografar, sob pena de ser preso".
Diante do olhar pouco amistoso de um índio armado à porta, entramos num mundo quase surreal.
No interior, não há bancos, e o chão é coberto por folhas. As paredes têm imagens com espelhos que refletem o deus Sol -os chamulas crêem que Cristo levantou da cruz para se transformar no Sol.
Os fiéis trazem galinhas e garrafas de Pepsi, adoradas como deuses. Esfregam a galinha nas pessoas e tomam a Pepsi. Crêem que o gás da Pepsi ajuda a expelir maus espíritos. Já a galinha é sacrificada em silêncio. (ADRIANA ZEHBRAUSKAS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.