São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DA SIESTA
Pleito pode findar 68 anos de domínio do PRI
Pluripartidarismo chega com atraso

Mais de 100 mil partidários do PRD em comício de Cuauhtemoc Cárdenas na capital das agências internacionais

A partir das 16h (horário local) de ontem, quando estava programado o fechamento das urnas eleitorais em todo o México, o país pode ter ingressado na era do pluripartidarismo com quase sete décadas de atraso.
Pesquisas apontam o crescimento do conservador Partido de Ação Nacional (PAN) e do centro-esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) e a consequente queda do Partido Revolucionário Institucional (PRI), no poder há 68 anos.
Atualmente, o Congresso do país é formado por 301 deputados do PRI, 119 do PAN, 70 do PRD e 10 do Partido do Trabalho. No Senado, o PRI ocupa 95 cadeiras, 25 estão com o PAN e 8 são do PRD.
Cerca de 52 milhões de mexicanos foram convocados para a eleição que, espera a oposição, seja limpa e ponha fim ao domínio do PRI, que se manteve no poder por meio do corporativismo e das fraudes, segundo oposicionistas.
Além da prefeitura da capital e seis governos de Estado, estão em jogo 500 vagas de deputado federal e 32 de senador.
Esses cargos podem passar em sua maioria para as mãos de oposicionistas, que tentam capitalizar o descontentamento popular contra a crise econômica, a corrupção e alguns ajustes de contas sangrentos entre facções do PRI.
Se os resultados confirmarem as pesquisas, analistas esperam que, pela primeira vez, limites sejam impostos ao férreo sistema presidencialista que dominou o país neste século, dando poder ao Congresso e ao Judiciário, até então muito dependentes do Executivo.
No centro da expectativa está o desempenho do Instituto Federal Eleitoral. Seu diretor, o jovem sem partido José Woldenberg, garante que impedirá qualquer fraude ou manobra suja durante a votação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.