São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DA SIESTA
Região de paisagens e relíquias pré-hispânicas, Catemaco é considerada o centro mexicano da bruxaria
Cidade atrai turista num passe de mágica

free-lance para a Folha

Catemaco é considerada a zona de bruxaria e demonologia do México. A cidade abriga especialistas em artes mágicas de vários naipes.
O panorama atual da magia e feitiçaria no México é o resultado da fusão das tradições indígena e espanhola com elementos da cultura africana trazidos pelos escravos negros. Catemaco era um centro cerimonial para os olmecas.
A prática das atividades de bruxaria é dividida em dois ramos, a magia branca e a magia negra.
A maioria dos consultórios de Catemaco é repleta de imagens de santos, velas, flores e água perfumada. Curandeiros e bruxos fazem trabalhos de limpeza espiritual com ervas, encantamentos, ovos, passes e perfumes para afastar inveja, olho gordo e outros males.
Muitos bruxos declaram abertamente ter feito pacto com o Diabo.
Na primeira sexta-feira de março, Catemaco recebe um fluxo enorme de visitantes. Nessa data é comemorado o Dia dos Bruxos. Para os crentes, trabalhos realizados nesse período são melhores.
Mas não se preocupe com tanta história de bruxaria. Grande parte dos feiticeiros são charlatões e embusteiros fáceis de reconhecer.
Ecologia
Com sua população de 38 mil habitantes, Catemaco é, sem sombra de dúvidas, um verdadeiro paraíso ecológico e paisagístico.
Suas paisagens, lagos e cachoeiras já serviram de cenário para diversos filmes.
Além da natureza, a cidade encanta com arqueologia. No município de Catemaco, há diversos sítios pré-hispânicos dos olmecas.
A origem etimológica da palavra catemaco (casas que queimaram) é explicada por estudos arqueológicos, que revelaram quatro períodos de erupções vulcânicas na região. (ARTHUR VERÍSSIMO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.