São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Macacos nadam com turistas

free-lance para a Folha

Catemaco não vive só de bruxaria. A grande atração da cidade é o seu lago, que possui 11 km de diâmetro, 8 km de largura, é rodeado por exuberante vegetação e está encravado em uma formação vulcânica que faz parte do maciço montanhoso de Los Tuxtlas.
Espalhadas pelo lago Catemaco, diferentes e exóticas ilhotas são visitadas pelos turistas de barco.
No centro do lago, há a ilha de Tanaxpillo, também conhecida como "ilha de los Momos".
Os macacos que ali vivem foram trazidos da Tailândia e aprenderam a nadar e a brincar com os visitantes.
Distante 7 km de Catemaco, ainda à beira do lago, fica a reserva ecológica de Nancyaga, que abriga uma selva tropical e é protegida por um projeto ecológico, educacional e turístico.
Existem diversas atividades no complexo, como passeios pela floresta, banhos de água mineral com plantas aromáticas e de lama medicinal, massagens, uma loja com artesanato local e um restaurante com comidas típicas da região.
O proprietário da reserva é Carlos Rodriguez, mais conhecido como Caco. Quase todos os dias ele caminha pelo complexo, recebendo e acompanhando os visitantes.
Na reserva, você não pode perder o "banho de temazcal", espécie de sauna pré-hispânica feita com pedras quentes em uma estrutura arredondada. Você se sentirá rejuvenescido imediatamente.
Nancyaga, além de todo o charme, já foi local de inúmeros cenários de filmes como "Medicine Man", com Sean Connery e José Wilker, e "Amazônia em Chamas", que conta a história de Chico Mendes e é protagonizado por Raul Julia. (AV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.