São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lago fornece ótimos pescados

free-lance para a Folha

Os elementos da cozinha tuxtleca e catemaquenha procedem, em sua maioria, da época pré-hispânica. A partir do século 16, foram mesclados com elementos da culinária africana.
Catemaco tem a vantagem de possuir um lago que proporciona ótimos pescados.
Mojarras, ategogolos, anguilas, pepesca e topotes são alguns dos peixes deliciosos que abundam no lago e vão para as mesas.
Na original e esquisita cozinha catemaquenha, destacam-se a mojarra branca de Techogobi, um prato assado na brasa e preparado com um molho feito de pimentas secas, alho, tomate fresco, manteiga e sal.
Outro prato que se destaca é a tradicional carne de chango (porco defumado), com diferentes folhas de goiaba e abacate, além de misteriosos temperos, que lhe dão uma coloração avermelhada e um sabor muito parecido com o da carne de mono (macaco).
Existem dezenas de outros pratos regionais para desafiar os mais diversos tipos de paladares.
Destacam-se os topotes (assados em chile e limão), topotes fritos, ategogolo (caracóis) à la Mexicana, salpicón de enguia e deliciosos pratos à base de feijão e banana.
Bebidas
O item bebida se destaca pela grande quantidade de frutas tropicais usadas em sucos, como graviola, sapoti, mamão, tamarindo e o delicioso "pozole", feito à base de milho cozido. (AV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.