São Paulo, segunda, 7 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alarme indica alteração no ritmo cardíaco

do enviado especial

As atividades físicas no Kur Gramado são estabelecidas após avaliação conjunta de uma equipe multidisciplinar. Durante a permanência, os hóspedes usam relógios que funcionam como monitores de frequência cardíaca. Os batimentos do coração são detectados por uma cinta colocada em torno do tórax e são transmitidos por ondas de rádio aos monitores.
Esses aparelhos são regulados de acordo com a faixa de frequência cardíaca estabelecida como segura para cada hóspede. Quando a frequência cardíaca está acima ou abaixo dessa faixa de segurança, o monitor dispara um alarme.
Os exercícios físicos são permanentemente acompanhados pelos professores de educação física e por uma fisioterapeuta. "Muitas pessoas ainda praticam exercícios que atualmente são considerados lesivos para a coluna vertebral. Nós orientamos os hóspedes a fazê-los de modo seguro", afirma Oldair Buzzeto, professor de educação física do Kur.
Muitos hóspedes com dificuldades para se exercitar por causa de dores musculares e articulares podem aos poucos começar a praticar atividades físicas com segurança, segundo a fisioterapeuta Mágida Guedes do Couto. "Muitas dessas dores -desde que não envolvam complicações maiores- podem ser atenuadas ou eliminadas com aplicações de calor, que estimulam o metabolismo celular na região afetada, promovendo sua recuperação", diz Mágida. (MT)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.