São Paulo, segunda, 7 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DOS NOVOS GUIAS
Vá à Paris curiosa e impressionista

da Reportagem Local

Você sabia que a casa mais velha de Paris data de 1407 e fica na Rue de Montmorency? E que a igreja de Saint-Séverin abriga o único ossuário da cidade? Não? Tudo bem, você não está sozinho nessa.
Segundo Rodolphe Trouilleux, autor do guia "Paris Insólita & Misteriosa", os próprios parisienses geralmente não conhecem sua cidade tão a fundo.
A boa notícia é que, de posse do livro de Trouilleux, o leitor poderá esquadrinhar Paris como ninguém -ao menos é o que promete o guia, a ser lançado pela editora Record nesta semana. Com 192 páginas coloridas e com fotos, será vendido por R$ 25.
O guia dá informações completas sobre os locais históricos e pitorescos menos conhecidos de Paris, com os endereços. Peca apenas por não trazer mapas da cidade, o que pode fazer falta para o turista com menos quilometragem na capital francesa.
²

Impressionismo Outro lançamento da Record previsto para esta semana é o "Guia da Paris Impressionista", da artista plástica Patty Lurie. O livro traz os quadros que evidenciam o olhar que os pintores impressionistas lançaram sobre a cidade, com os lugares retratados por eles.
Um dos destaques é o tema recorrente da ponte Neuf, um dos cartões-postais de Paris e inspiradora de muitos artistas, capturada pela sensibilidade de Pierre Auguste Renoir (1841-1919), Claude Monet (1840-1926) e Camille Pissaro (1830-1903), para ficar só em três nomes.
Patty Lurie, radicada em Paris, convida o turista a explorar o universo que serviu de inspiração para esses mestres do século passado, percorrendo as margens do Sena, a Ilê-de-la-citè, o Jardin des Tuilleries etc.
Para facilitar essa incursão pela luz que banhou as maiores criações dos pintores impressionistas, o guia, de 188 páginas e ilustrado, traz mapas com a localização dos locais abordados.
O "Guia da Paris Impressionista" mapeia ainda os primeiros passos de Van Gogh (1853-1890) na cidade, um prato cheio para os admiradores do artista.
Com várias reproduções das telas citadas e fotos atuais dos lugares abordados, o livro, que custará R$ 25, só não informa em que museus e galerias podem ser apreciados os quadros que servem de referência para esse roteiro artístico.
(CARLA ARANHA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.