São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próximo pleito será em maio

da Redação

Nelson Mandela abriu na sexta-feira a última sessão do Parlamento antes de deixar o governo e anunciou que as próximas eleições devem ser realizadas entre os dias 18 e 27 de maio.
Para ele, o Congresso Nacional Africano deve vencer com folga o pleito, elegendo como presidente o deputado Thabo Mbeki.
Em seu discurso, Mandela fez um balanço do seu governo e ressaltou os avanços nas áreas de infra-estrutura básica, educação e na estabilização econômica.
Até chegar ao poder, Mandela trilhou um longo caminho contra a opressão. Nos 27 anos em que esteve preso na ilha Robben -que pode ser visitada num tour de barco que parte do Victoria & Alfred Waterfront, na Cidade do Cabo- um consenso político mundial foi forjado em torno de seu nome.
Libertado por De Klerk em 1990, venceu em 1994 as primeiras eleições livres e multirraciais e iniciou um governo pluripartidário, que reuniu lideranças africânderes, como o próprio ex-presidente.
O governo de unidade nacional duraria até 1996, quando discordâncias em torno de uma nova constituição fizeram Mandela substituir os membros do partido Nacional por outros, do CNA.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.