São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA À BEIRA-MAR

Um castelo com uma farmácia de 1758 e um punhado de igrejas marcam passeio pelos calçadões

Vieux Nice encerra até passado religioso

Marcelo Vaz/Folha Imagem
Vista de Vieux Nice a partir do topo do Museu de Arte Moderna e de Arte Contemporânea


DO ENVIADO ESPECIAL À RIVIERA FRANCESA

Se o luxo que reinava na França do início do século 20 dá o tom do Promenade des Anglais, o mesmo não se vê na parte antiga da cidade, conhecida como Vieux Nice.
Uma caminhada pelos calçadões -praticamente cobertos pelos edifícios baixos, mas não térreos- apresenta dezenas de pontos que narram a história de Nice desde a Idade Média até os anos 1800.
Próxima ao porto de Nice, a região guarda monumentos como o Palais Lascaris, que deve seu nome a Jean-Baptiste Lascaris de Castellar, cavaleiro da Ordem de Malta responsável por sua construção, entre 1647 e 1665.
O palácio foi residência dos Lascaris-Vintimille até 1802 e hoje é um pequeno museu, que impressiona tanto por seu acervo, com objetos e esculturas do período barroco, como pela integridade: ele mantém, por exemplo, uma pequena farmácia tal como funcionava no ano de sua inauguração, 1738.
A parte antiga de Nice também revela o intenso passado religioso da cidade: em uma caminhada de cerca de 20 minutos, podem ser encontradas pelo menos dez igrejas e capelas, como a Sainte-Reparate e a Sainte-Rita, algumas delas citadas em registros do século 12.
Após atravessar a "vieille ville" (cidade velha), o visitante encontra escadarias e rampas que levam até o topo da colina do Château, mirante que abriga uma cachoeira e de onde se tem um panorama da cidade, com destaque para a nítida divisão entre as duas Nices.
Para quem prefere poupar o corpo da subida, um elevador, cuja entrada fica no final do Quai des États-Unis, realiza uma parte do trajeto.
Mesmo à noite, o movimento é intenso nas ruas de Vieux Nice. Com o sol apagado, a atenção volta-se dos edifícios para as luzes de cafés e tabernas, que se acendem para receber "niçois" e, principalmente, turistas. (MARCELO VAZ)

Palais Lascaris - 15, rue Droite; entrada gratuita; aberto diariamente, exceto às segundas, das 10h às 18h; tel. 00/xx/33/ 4/9362-7240
Parque do Château - Entrada gratuita; funciona diariamente até as 18h




Texto Anterior: França à beira-mar: Passeio em Nice resume a Riviera
Próximo Texto: Cidade inspirou Matisse e modernos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.