São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade inspirou Matisse e modernos

DO ENVIADO ESPECIAL

Paris pode ser a capital francesa até mesmo dos museus, mas há em Nice instituições que não decepcionam. Dois acervos são imperdíveis: o do Museu Matisse e o do Mamac (Museu de Arte Moderna e de Arte Contemporânea).
O primeiro é uma homenagem ao pintor Henri Matisse (1869-1954). Com fachada do tipo "trompe l'oeil" (engana o olho, chamado assim porque as molduras das janelas, aparentemente reais, são pintadas) e encravado na Ville des Arènes, um sítio arqueológico romano, o museu conta com cerca de 800 trabalhos, entre guaches, gravuras, esculturas, pinturas, fotografias e objetos criados pelo pintor ou que pertenceram a ele. Entre as obras, estão a escultura "A Serpentina" (1909), o quadro "Poltrona Rocaille" (1946) e o guache "Nu Azul IV" (1952).
Uma das fases da obra de Matisse chama-se Riviera, mas a Côte d'Azur também batizou uma geração de artistas nas décadas de 1960 e 70: a chamada "escola de Nice", representada no Mamac especialmente pelos trabalhos de Yves Klein (1928-1962). Outro destaque, de uma geração posterior dessa escola, é Ben Vautier.
Até maio o museu abriga "Em Busca da Utopia", retrospectiva do belga Jan Fabre (leia mais sobre a programação cultural no quadro ao lado). Sua obra está representada por esculturas cuja principal característica é a confecção dos objetos com centenas de pequenas peças -por exemplo, tachinhas ou insetos de metal.
E a arquitetura do Mamac reserva a maior surpresa. Quem desbrava até o seu último andar e alcança o sinuoso teto pode circular por ele e receber de presente vistas privilegiadas de Nice. (MV)


Texto Anterior: Vieux Nice encerra até passado religioso
Próximo Texto: Pintor elegeu região para morar em 1917
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.