São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aurora é espetáculo em península

Marcelo Vaz/Folha Imagem
Vista que se tem, a partir de Saint-Jean-Cap-Ferrat, de praia em Beaulieu-sur-Mer; no final dela, a Villa Kerylos


DO ENVIADO ESPECIAL

Quem passa por Beaulieu-sur-Mer quase não percebe, mas uma península se destaca do continente. Com pouco mais de 2.000 habitantes e administração própria, a cidade de Saint-Jean-Cap-Ferrat gaba-se de ter uma das mais belas paisagens da costa mediterrânea.
Deve-se concordar. De manhã, a aurora vista da península é um espetáculo. Vale a pena acordar mais cedo para não perdê-la.
Apesar do tamanho pequeno (2,48 km2), a vila ainda tem outras atrações, além da paisagem e da tranqüilidade, como o Musée des Coquillages (malacologia), com mais de mil conchas de moluscos do mar Mediterrâneo.
A península tem pequenas vilas, algumas particulares. A mais famosa é a Ephrussi de Rothschild, aberta para visitação e conhecida por seus jardins e pela mansão, cuja decoração se mantém como deixada em 1943 pela baronesa que a nomeia. O autor W. Somerset Maugham (1874-1965) também teve uma vila na península.
Estão encravados em Saint-Jean-Cap-Ferrat 15 hotéis, entre eles o centenário e luxuoso Royal Riviera, antes chamado de Bedford Residence.
O hotel foi construído em 1904 para atender às necessidades da aristocracia britânica, que visitava a região. (MV)


Musée des Coquillages - Entrada gratuita; aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; tel. 00/xx/33/4/9376-1761
Villa Ephrussi de Rothschild - Entrada: 8,5; funciona diariamente, das 10h às 18h (horário sofre alterações ao longo do ano); tel. 00/xx/33/4/9301-3309




Texto Anterior: Cores e frio se misturam em Saint-Tropez
Próximo Texto: Cidades da costa reservam ar aconchegante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.