UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em aula de chef, aluno não põe a mão na massa

DO ENVIADO ESPECIAL

Uma das maiores atrações da nona edição do Festival do Camarão de Ilhabela é assistir às aulas ministradas por nomes consagrados da cozinha brasileira ou da internacional, e uma das boas recompensas é sair de lá com dicas na manga para aplicar em outra oportunidade.
Vale lembrar aos interessados que, por conta da enorme demanda, os "alunos" não fazem as aulas pondo realmente a mão na massa, mas acompanham a performance dos chefs.
Auxiliados por uma excelente aparelhagem de som e por instalações de alto nível, os chefs descrevem passo a passo a confecção de seus pratos -com pitadas de bom humor-, enquanto os espectadores observam suas ações num espelho colocado acima do palco.
Além disso, para animar a platéia -em média mais de cem participantes por final de semana-, são sorteados coquetéis preparados no local e, ao final de cada aula, os pratos dos chefs convidados.
No final de semana em que a reportagem da Folha visitou o festival, os chefs convidados foram o pitoresco cubano Fernando Calderón, do restaurante Esquina Habanera (Rio de Janeiro), o francês Christophe Chabro, do hotel Transamérica (São Paulo), e o mestre Michel Darqué, do hotel Renaissance (São Paulo).
Animado, Calderón contou segredos da cozinha cubana e brincou com o público, enquanto dourava camarões e lagostas do prato principal "Cuba La Isla Grand".
Chabro, mais reservado -porém aberto às perguntas dos espectadores-, deu um show de culinária francesa ao lado do chef Ricardo Barletta, do Félix Bistro (Granja Viana, em Cotia, SP). Apresentou uma salada de robalo fresco com alho, vinagrete de laranja e vinagre balsâmico e, depois, uma massa com camarões à tailandesa.
Para fechar a noite, Darqué aguçou a curiosidade gustativa dos presentes, preparando um jantar com entrada (salada de vieiras com shimeji), prato principal (filé de robalo assado) e sobremesa (uma deliciosa sopa de morangos flambados; veja receita nesta página).
Durante o festival, ainda passará pelo Espaço Pier 151, perto do Yatch Club, Sergio Arno (La Vecchia Cucina-SP) -na sexta-feira, dia 12. No sábado, estarão no evento Douglas Santi (Dressing-SP), que dará uma aula de culinária mediterrânea, e Alessandro Segatto (La Risotteria-SP). Informações: 0/xx/12/3895-8523. (MSM)


Texto Anterior: Litoral norte: Festival gastronômico iça turista a Ilhabela
Próximo Texto: Cardápio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.