São Paulo, Segunda-feira, 08 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Órgão diz que todas as instalações fiscalizadas estão seguras para enfrentar a próxima virada de ano
Y2K não assusta aeroportos dos EUA

das agências internacionais

Todos os 565 aeroportos dos EUA fiscalizados pela FAA (Administração Federal de Aviação) atendem aos quesitos de segurança necessários para enfrentar a passagem do próximo ano, quando os computadores podem confundir o ano 2000 com o de 1900 por só estarem preparados para identificar os dois últimos dígitos do ano, fenômeno conhecido como bug do milênio ou bug Y2K.
A FAA verificou as condições dos aeroportos que recebem aviões com mais de 30 assentos realizando entrevistas, visitando-os e revisando seus planos de contingência. As preocupações com segurança envolvem operações na pista de pouso, como controle de luzes e comunicação por rádio.
Além de ter aparelhagem segura, os aeroportos possuem cópias de segurança ("backups") especiais para o caso de ocorrer falhas no sistema de informática.
A FAA pretende manter de plantão alguns de seus agentes durante a virada do ano para garantir a segurança em alguns pontos específicos, de acordo com Cathal Flynn, responsável pela segurança na aviação civil.
O órgão garante que todos os seus sistemas, incluindo controle de tráfego aéreo, estão prontos para a passagem do ano.
A FAA mantém comunicação com o FBI (polícia federal norte-americana), que está atento em relação à ameaça de ações violentas de grupos extremistas religiosos e racistas no fim do ano. "Se houver informações confiáveis, ajustaremos nossos programas de segurança", disse Flynn.
O FBI possui um relatório segundo o qual alguns grupos extremistas estariam escolhendo alvos para possíveis ataques típicos de épocas propícias para a crença no fim do mundo.
Cerca de 650 das mais de 3.000 companhias aéreas norte-americanas ainda têm de responder ao FAA um questionário para dizer o quanto estão preparadas para enfrentar a virada do ano. Todas as companhias grandes já enviaram seus relatórios ao órgão.


Texto Anterior: Á moda antiga: Serestas dão ritmo a Conservatória
Próximo Texto: Arqueologia: Carro elétrico ajuda a preservar templos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.