São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

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Pintor retrata sonho e pesadelo americano

do enviado especial

Ninguém retratou melhor o sonho americano -e seus pesadelos- do que Norman Rockwell (1894-1978). Ao longo de uma carreira de seis décadas, Rockwell, que viveu a maior parte da vida no oeste de Massachusetts, nunca foi considerado um artista de ponta pela crítica norte-americana.
E, aliás, nem por ele mesmo. Ele preferia se definir como ilustrador, ainda que tenha produzido muitas telas. Mas, se não tinha o gênio criativo de Andy Warhol (1930-1987) ou a sofisticação de Edward Hopper (1882-1967), para citar dois medalhões das artes plásticas americanas deste século, Rockwell era, sim, muito bom, dono de um fino senso de humor e de uma capacidade de observação da vida do americano médio.
Foi também popularíssimo no seu tempo. Estreou em 1916 como capista da "Saturday Evening Post". Fez a maioria das capas da revista (exatamente 321) até os anos 60. Atuou também na publicidade -seu traço é facilmente identificável com a propaganda dos anos 40 e 50, estilo que chegou também ao Brasil e pode ser conferido nos arquivos de publicações como a revista "Cruzeiro".
O que liga tanto Rockwell aos americanos médios é a capacidade de reproduzir na tela (ou na página) o cotidiano das pessoas.
Nascido em Nova York, decidiu viver no interior (primeiro no Estado de Nova York, depois em Vermont, finalmente em Stockbridge, Massachusetts, a cidadezinha onde morreu e que hoje abriga o museu com o que de mais importante ele fez).
O contato com cidades menores identificou mais Rockwell com o modo de vida americano.
Vizinhos seus foram retratados em uma série sobre as "Quatro Liberdades", um conceito que Franklin Delano Roosevelt inventou em um discurso, nos anos 40, como forma de propaganda sobre as instituições americanas (corria a Segunda Guerra Mundial, e todos já anteviam a Guerra Fria).
Nos anos 50, ele retratou a rua principal de Stockbridge para uma ilustração que acabou não sendo publicada. Anos depois, inseriu uns carros mais modernos e emplacou a tela como ilustração de revista. Ela é até hoje o cartão-postal do qual os moradores de Stockbridge mais se orgulham.
Novos temas
Nos anos 60, na época em que trocou a "Saturday Evening Post" pela "Look", Rockwell começou a pôr o dedo em algumas feridas. Ou melhor, algumas feridas dos EUA começaram a se abrir, e Rockwell estava disposto a mostrá-las.
Ele, que já havia retratado a pujança americana, o sonho de liberdade, a chegada da TV e do telefone, o soldado que ajuda a mãe a descascar batatas durante a folga de Ação de Graças, agora escolhia temas como o choque entre os hippies e a geração que os sucederam e a menina negra que precisa ser escoltada por autoridades para poder frequentar a escola (numa tela chamada "O Problema com o Qual Convivemos", de 1964).
O artista foi à URSS e também retratou cenas cotidianas de lá. No Egito, pintou uma capa para a "Look" com o líder nacionalista Gamal Abdel Nasser. Na Iugoslávia, retratou o marechal Josip Tito, um comunista não-alinhado com os soviéticos.
Norman Rockwell mostrou os EUA e o mundo aos americanos. Quando precisava fazer uma capa sobre crianças, ia à escola de Stockbridge e ficava lá procurando o rosto que melhor lhe servisse ("Hoje ele seria preso por assédio sexual", lembra uma funcionária do museu que, na infância, via Rockwell passear pela cidade).
Em 1973, chegando aos 80 anos, Norman Rockwell decidiu preservar sua obra. Inicialmente funcionando em uma casa no centro de Stockbridge, a instituição foi transferida em 1993 para sua nova sede, um parque a dez minutos de carro da cidade que custou US$ 4,4 milhões.
O número de visitantes passa de 300 mil por ano. São 504 pinturas, gravuras, ilustrações a lápis e esboços. É uma pequena fortuna, levando-se em conta que hoje um original de Rockwell costuma ser vendido por entre US$ 150 mil e US$ 800 mil.
Em uma dessas obras, exposta ali, Rockwell demonstrou como retribuía o desprezo da crítica: em um museu, as figuras dos quadros se encolhem e se amedrontam ante o olhar pedante do crítico.



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