São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O FUNDO É O LIMITE
Divers University, recém-inaugurada em São Paulo, só tem paralelo nos Estados Unidos e no Canadá
SP ganha universidade de mergulho

da Redação

São Paulo acaba de inaugurar uma Divers University, centro de formação de mergulhadores que utilizam cilindro de ar comprimido e de prestação de serviços na área de atividades subaquáticas.
Dirigido por Rafael De Nicola, de 37 anos, 23 deles dedicados ao mergulho, a Divers University não é uma loja e muito menos uma importadora, embora tenha em seu interior um show-room que expõe equipamentos de marcas como as italianas Mares e Subapro, a norte-americana U.S.Divers, a japonesa Tusa e a brasileira Leomar.
Um dos quatro centros internacionais de treinamento filiados à credenciadora internacional Naui (National Association Underwater Instructor), que deverá ter apenas dez como esse em todo mundo, o local só encontra paralelo nos seus três estabelecimentos irmãos, localizados na Flórida, na Califórnia (EUA) e no Canadá.
Ensinar e dar suporte
Além de ensinar e credenciar mergulhadores -e isso compreende desde alunos de quatro anos de idade até profissionais que vão executar trabalhos submarinos em plataformas de petróleo-, o novo centro faz manutenção dos equipamentos submarinos, tem estação de recarga de cilindros e até câmara hiperbárica.
Essa câmara é fundamental no tratamento de pessoas que, eventualmente, tenham problemas com a descompressão, os chamados barotraumas.
A operadora de turismo Bréscia, especializada em viagens nacionais e internacionais que focam principalmente a observação submarina, também tem ali seu representante.
Para garantir suporte técnico a mergulhadores que fazem trabalhos subaquáticos, a empresa de engenharia Tec-Sub, com sede em Santos (SP), também tem um posto avançado na Divers University.
Como não poderia deixar de ser num complexo voltado para as atividades submarinas, uma piscina de quatro metros de profundidade concebida para as aulas de mergulho será o centro das atenções na Divers University.
O curso semanal na escola, com 20 horas de aula, custa R$ 198, pagos em até duas vezes. Quem tem pressa pode fazer o curso intensivo de final de semana. O batismo no mar, em Parati (RJ), inclui três pernoites com café, lanche a bordo e equipamento de mergulho autônomo, por R$ 250.
Com a inauguração, São Paulo, que já tinha escolas de alto nível como a Claumar/Projeto Acqua, a Aqua Dive, o Diving College e a Dive Travel, entra de vez no roteiro das cidades com infra-estrutura de mergulho para ninguém botar defeito. (SILVIO CIOFFI)

Divers University - rua Almirante Pereira Guimarães, 314 (Pacaembu), tel. (011) 3862-4421.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.