São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SoCAL" alinhava estradas a praias

DO ENVIADO ESPECIAL

A sigla SoCal, de Southern California, designa a costa que, entre San Diego e Santa Barbara, encerra algumas das praias mais belas da Costa Oeste dos EUA. Os mais afortunados navegam, e, de dezembro a março, quando as baleias-cinzentas-do-Pacífico migram, os barcos estão por toda parte.
Mas o normal é percorrer de carro a região, que recebe 5 milhões de turistas estrangeiros anualmente -e tem 2.034 km.
Outra hipótese é fazer a viagem em trem Armtrak Surfliner, do qual dá para divisar praias e falésias que limitam cidades, parques, vales férteis e até desertos.
A rodovia mais cênica é a Pacific Highway 1, ou "one", uma das primeiras dos EUA. Ao lado, e às vezes entrelaçando-se a ela, a 101, também cruza a Costa Oeste.
Quem vai de barco, entre Coronado e a baía de San Diego, confere o parque nacional Cabrillo e o farol Point Loma, de 1854.
O monumento do parque alude a Juan Rodriguez Cabrillo, que desembarcou ali em 28 de setembro de 1542 para ser o primeiro europeu a pôr os pés num território que viria a ser parte dos EUA.
A seguir, vêm os balneários de Laguna, Newport, Huntington, Seal e Long Beach.
Logo depois, Los Angeles e sua costa, onde, não muito além das "freeways", há congestionamento de barcos. Pelo mar, Malibu sucede LA e, morro acima, há cidades como Westlake, onde fica o hotel Hyatt Westlake Plaza. Ainda à beira-mar em LA, Santa Monica e Venice Beach valem o passeio.
Além de boa praia para o surfe, Santa Monica encerra um área de compras e diversões que merece visita. O bairro existe desde 1890.
Repaginado, tem em Third Street um calçadão com cinemas, lojas e restaurantes. No final, esculturas de dinossauros emolduram o Santa Monica Place, obra de 1979 de Frank O. Gehry, o mesmo que edificou com aço o Walt Disney Concert Hall, que fica em "downtown", e o Guggenheim, em Bilbao (Espanha).
Ao sul, em Venice Beach, o vento da restauração não chegou. Os prédios que aludem a Veneza, de 1900, foram erguidos pelo magnata do tabaco Abbot Kinney. (SC)


Texto Anterior: SoCAL: Baleias dão o ar da graça por até US$ 75
Próximo Texto: Patrimônio mundial: Rincão no Laos sucumbe às duas faces do turismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.