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11.09/UM ANO DEPOIS
New York Pass dá acesso a museus e transporte público
País lança novos produtos para estimular retomada
DA ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS
Na tentativa de reconquistar os
turistas após o 11 de setembro, as
cidades e os Estados norte-americanos estão apostando em promoções e produtos diferenciados.
A cidade de Nova York lançou
em julho o New York Pass, que dá
acesso a 40 atrações turísticas, como o Empire State e aos museus
Guggenheim e Whitney, e descontos e ofertas especiais em 25
empresas, como Macy's e Hard
Rock Café. O passe é um cartão
eletrônico, dispensando cupons
ou bilhetes, e dá direito a um guia
com explicações sobre cada atração -em inglês, espanhol e alemão- e um Metro Card, que dá
acesso a ônibus e metrô.
O passe pode ser usado mais de
uma vez (mas não no mesmo dia,
para evitar que mais de uma pessoa o utilize). Os preços são US$
39 (para um dia), US$ 65 (dois
dias), US$ 93 (três dias) e US$ 190
(sete dias). Como as atrações
combinadas custam US$ 307, o
turista terá uma economia considerável. O New York Pass pode
ser comprado via internet (www.newyorkpass.com) ou em seis locais da cidade. A empresa responsável pelo novo produto e o NYC
& Company (órgão de turismo
da cidade) deverão incluir o passe
nos pacotes promocionais divulgados pelo órgão de turismo a
partir de dezembro.
A Flórida, Estado mais visitado
pelos latino-americanos, investiu
US$ 20 milhões em campanhas
para incrementar o turismo doméstico, sem muita ênfase no
mercado internacional, mas tem
feito promoções continuamente
após o 11 de setembro, segundo
Augusto Leal de Barros, diretor
para o Brasil do Visit Florida.
A Disney, em Orlando, prepara
programações especiais de Natal
para dezembro e, de 19 de outubro a 17 de novembro, promove o
7š Festival Internacional de Comida e Vinho do Epcot.
Em Los Angeles, na Califórnia,
a mais nova atração é a catedral
Nossa Senhora dos Anjos, construída a um custo de US$ 163 milhões. Tem 2.508 mē de janelas de
alabastro translúcidas, quase 1
kmē de jardins, centro de convenções, café e loja de suvenir. Há visitas guiadas todos os dias para
grupos de no mínimo dez pessoas
(reservas, tel. local 213/680-5273).
A Califórnia lança, em outubro,
o programa California Vacations,
em parceria com empresas brasileiras, em que o turista customiza
a sua viagem. Os pacotes incluem
parte aérea, aluguel de carro e
hospedagem. O visitante pode escolher onde quer se hospedar, segundo o seu roteiro de viagem.
A TIA (associação da indústria
do turismo norte-americano)
lançará em novembro uma campanha de Scenic Highways, ou seja, de estradas com valor histórico, cultural ou natural. Exemplos
são a Rota 66, a Highway 1, que
percorre a Costa Oeste, e a Strip,
em Las Vegas, avenida que reúne
os principais cassinos da cidade.
A campanha explora a tendência de pacotes "fly & drive", que
incluem geralmente apenas o aéreo, hospedagem e aluguel de carro, diz Luiz de Moura Jr., da TIA.
Esse tipo de pacote também
corresponde a 70% das vendas da
CVC para os EUA na baixa temporada, segundo a gerente de
produtos da empresa Bárbara Picolo. "Na América Latina, o brasileiro é quem viaja de forma mais
independente", diz Moura.
(CHIAKI KAREN TADA)
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