São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÉROLA DO TAPAJÓS

Roupas de luxo e acessórios produzidos com vegetais como entrecascas de árvores estão em museu

Octogenária transforma raiz em vestido

DO ENVIADO ESPECIAL A SANTARÉM

Parece mágica. Raízes de patchuli se transformam em vestidos de luxo, entrecascas de árvores viram tecido, a palha do buriti vira bordado. Esse é o trabalho sofisticado da estilista Dica Frazão, 81, a fada da costura amazônica.
No museu que leva seu nome e funciona em sua casa, o visitante aprecia as criações de Dica, verdadeiras obras-primas, e pode até ver a simpática senhora confeccionando seus produtos.
"Depois que descobri em 49 que podia tecer a raiz do patchuli, ninguém me segurou mais", conta a octogenária. As entrecascas de árvores que utiliza são fornecidas por índios mundurucus e tapajós.
"Quem me apresentou o material foi a freira alemã Edwiges, que trabalhou 50 anos em uma missão indígena. Os índios o usavam para fazer tipóia [usada para carregar os filhos nas costas]", relata Dica à reportagem da Folha.
Em 1972, Dica realizou um desfile de vestidos de luxo no Theatro da Paz, em Belém. Um casal belga se impressionou com o trabalho e comprou uma peça para presentear a rainha do seu país. A réplica do vestido, um mantô para viagem com bolsa e capuz, encontra-se no museu.
Ainda podem ser vistas lá réplicas da toalha de mesa, feita com palha de buriti, dada ao papa João Paulo 2º, e da toalha de entrecasca presenteada ao presidente Juscelino Kubistchek (1956-1961).
Além de se deslumbrar com as roupas, que ainda incluem trajes folclóricos para a festa de Parintins (AM), leques e um vestido de noiva, o visitante pode comprar bolsas, saídas de praia, chapéus e até quadros feitos apenas com materiais naturais.
(AUGUSTO PINHEIRO)

Museu Dica Frazão - Rua Floriano Peixoto, 281, Centro; tel. 0/xx/93/522-1026; funciona todos os dias, das 7h às 17h.


Texto Anterior: Pacotes com aéreo
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Os múltiplos joguinhos de Johannesburgo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.