São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM COLARINHO
Em abril, estudantes se reuniram na capital para participar de réplica da assembléia das Nações Unidas
Alunos aprendem diplomacia em Dublin

em Dublin

Há 11 anos, nos meses de abril, cerca de mil estudantes de todo o mundo mudam as Nações Unidas de Nova York para Dublin, onde realizam uma réplica da assembléia geral da organização para o debate, análise e aprovação de resoluções sobre os temas econômicos, sociais e políticos mais importantes da atualidade.
Trata-se da MUN (Model United Nations), uma verdadeira ONU em miniatura, organizada e dirigida por estudantes secundaristas, de 15 a 19 anos de idade, sob a supervisão de seus professores.
Este ano, 45 escolas de 24 países participaram da conferência de Dublin, de 12 a 18 de abril. Os estudantes foram divididos em delegações, de 4 a 6 integrantes da mesma escola, representando 116 países membros da ONU.
A idéia de realizar réplicas das Nações Unidas para estudantes secundaristas surgiu nos EUA nos anos 50. A internacionalização ocorreu em 1968 com a criação da Thimun (The Hague International Model United Nations), em Haia, sede do governo da Holanda.
David Williams, diretor da Thimun, diz que o objetivo da conferência estudantil é educacional, pois dá a oportunidade aos jovens de "mergulhar" por seis meses, do início da preparação das resoluções, que ocorre nas suas escolas, até a sessão final da assembléia geral, no exterior, nas questões mais relevantes da atualidade.
Além da reunião de Dublin, outras conferências são realizadas em países como Rússia, Egito e Venezuela, por organizações associadas a Thimun. A maior delas, a de Haia, acontece em janeiro e neste ano recebeu 3.500 estudantes, que atuaram como delegados dos 185 países membros da ONU.
A St. Paul's School (Escola Britânica de São Paulo) foi a única escola brasileira presente à conferência de Dublin. Enviou 16 alunos para representar três países: Indonésia, Panamá e Austrália.
Qualquer escola secundária, pública ou particular, pode participar. A única exigência é o domínio do inglês pelos estudantes. O custo é de US$ 100 por delegação, US$ 80 por delegado, mais as despesas de viagem e hospedagem.
Mais informações: Thimun, 2e van Blankenburgstraat, 119, 2517 HC The Hague, The Netherlands, tel. local (31-70) 356-3273, fax: (31-70) 356-2775, site na Internet: www.thimun.demon.nl.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.