UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilas distanciam-se do moderno

DA ENVIADA ESPECIAL

Duas vilas históricas dão abrigo para quem quiser fugir um pouco do moderno playground de Nova Jersey. Com 50 lojas e sete restaurantes em casas de estilo colonial que foram restauradas recentemente, Smithville fica 7,5 km a noroeste de Atlantic City.
Um lago e muito verde dão um ar bucólico ao lugar. As crianças podem andar de maria-fumaça ou alimentar esquilos que habitam os jardins enquanto os pais se entretêm com as compras.
Vale a pena apreciar a culinária local. Num ambiente aconchegante, o restaurante Smithville Inn, cujo prédio foi construído em 1787, uma refeição completa custa cerca de US$ 20.
Na mesma direção, a 15,6 km de Atlantic City, fica a Batsto Village, localizada na floresta estadual de Wharton, a maior reserva natural de Nova Jersey.
A principal atração da vila é uma mansão de 32 cômodos que foi residência de empresários do ferro nos séculos 18 e 19. Nos anos de 1890, Joseph Wharton, um empresário da Filadélfia, mandou reconstruir a casa, que ganhou uma arquitetura italiana. Um tour pela mansão custa US$ 2.
Há outras casas antigas, sedes de fazenda, fornalhas usadas na fundição de ferro e um complexo com sete prédios, nos quais se produzia vidro. Para saber mais sobre a história de Batsto e de seus ferreiros e vidraceiros, visite o museu e a biblioteca.(NMS)

Texto Anterior: Cape May ostenta 600 casas vitorianas
Próximo Texto: Três parques em um chacoalham Estado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.