São Paulo, Segunda-feira, 11 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Índice

QUALQUER VIAGEM

No Ano Novo, não voe sem pára-quedas!

DAVID DREW ZINGG
em Sampa

 "Temos apenas mais 81 dias para proferir alguma idiotice relativa ao ano 2000." www.duh-2000.com

Você não deu bola quando tio Dave lhe avisou sobre o famoso bug Y2K, não é mesmo, Joãozinho? Então preste atenção ao seguinte -ele pode custar a vida. O governo da Gringolândia começou há pouco a avisar quem viaja por companhias aéreas estrangeiras sobre o nível de prontidão em que se encontram aeroportos e linhas aéreas estrangeiras para enfrentar o Y2K.
O aviso foi divulgado no site www.y2ktransport.dot.gov/fly2k/, que vai funcionar como central mundial de informações sobre o ano 2000 para viajantes durante os próximos três meses de 1999.
O governo norte-americano descreve a preocupação geral com o bug do ano 2000, dizendo:
"A previsão atual é que condições relacionadas à transição para o Y2K possam provocar instâncias isoladas de transtornos nos serviços de companhias aéreas, sujeitando passageiros a atrasos ou desvios inconvenientes em suas viagens tanto domésticas quanto internacionais.
"Apesar disso, todo o fenômeno Y2K se caracteriza pela incerteza quanto a seus efeitos."
Para quem está interessado em conhecer o nível de preparo do Brasil, por exemplo, o site diz:
"Informações recebidas indicam que medidas estão sendo tomadas nos programas Y2K da aviação civil desse país. Entretanto as informações disponíveis são insuficientes para se traçar uma estimativa do estágio global dos preparativos Y2K neste momento. É difícil estimar a probabilidade, duração ou gravidade de quaisquer transtornos que possam vir a ocorrer no sistema de aviação civil.
"Por essa razão a prudência indica que os viajantes que optarem por voar pelo sistema de aviação civil desse país no período imediatamente anterior e posterior ao Ano Novo devem planejar seu itinerário com cuidado, fazer uso de todas as informações disponíveis antes da partida, tomar precauções práticas visando seu conforto e suas necessidades pessoais e estar preparados para enfrentar transtornos e atrasos no serviço."
A mesma descrição é aplicada a vários outros países, seguida pela recomendação de que os viajantes estejam preparados para enfrentar condições de viagem caóticas no final do ano.
Traduzido do burocratês, Joãozinho, isso significa que, quando você se dirigir a um avião da Bananalândia para passar seu réveillon maluco em Nova York, fará bem em levar comida para suprir possíveis emergências, papel higiênico e um pára-quedas.
O web site cobre ao todo quase 90 países que têm vôos diretos para e dos Estados Unidos.
O Brasil não é o único a constar na lista dos países considerados insuficientemente preparados para enfrentar o bug do ano 2000.
A Austrália -que, como o Brasil, é vista como tendo uma aviação civil plenamente consciente de questões relativas à segurança- também figura entre os países cujas companhias aéreas ainda não estão preparadas para o Y2K.

O que é essa coisa do Y2K?
O problema do ano 2000 atinge os computadores mais velhos, que foram projetados para reconhecer os anos em formato de dois dígitos -por exemplo, designando o ano de 1999 como "99". Esses sistemas antiquados não vão funcionar a contento quando o novo século começar, já que podem interpretar "00" como 1900, em lugar de 2000.
O problema preocupa especialmente à aviação, na qual computadores controlam desde radares até as luzes que iluminam as pistas de pouso.
Isso pode provocar consequências interessantes se seu avião estiver a 10 mil metros de altitude à meia-noite e seus computadores de repente decidirem que é 1º de janeiro do ano 1900.
Como o avião foi oficialmente criado por Santos Dumont alguns anos mais tarde, no dia 12 de novembro de 1906, o jato no qual você estiver viajando só poderá fazer uma coisa: se desintegrar! É só brincadeira, Joãozinho. He, he.
O lado positivo do preparo para o Y2K realizado pelas companhias aéreas brasileiras é que o web site, baseado em relatórios emitidos por Brasília, indica que todos os principais aeroportos brasileiros já estão prontos para enfrentar a temível virada 1999/ 2000. A lista dos seis aeroportos mencionados no site inclui os de Guarulhos, Rio e Manaus.
O web site informa que as quatro maiores companhias aéreas brasileiras já concluíram seus preparativos para o Y2K, embora algumas outras, de importância crucial, ainda não tenham informado estarem prontas, e que alguns sistemas de informação ainda se encontram em fase de atualização. A data estimada para a conclusão dos trabalhos é novembro de 1999 (esperemos que sim).
Sinceramente, Joãozinho, sugiro que você leia este site gringo antes de decidir seus planos de vôo em alta altitude para a virada do próximo ano. O Velho à Prova de Y2K Dave encontrou o que considera ser uma maneira fantástica de enfrentar aquela tristeza confusa de final de milênio.
Ele vai se deitar com uma lata de ovos de salmão e uma garrafa de borbulhante Prosecco.
Seu leito de prazeres faustosos, pelo menos, não faz a menor idéia de qual seja o ano em que estamos.


Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Aviação: Crescimento do tráfego aéreo deve cair
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.