|
Texto Anterior | Índice
QUALQUER VIAGEM
No Ano Novo, não voe sem pára-quedas!
DAVID DREW ZINGG
em Sampa
"Temos apenas mais 81 dias para
proferir alguma idiotice relativa ao
ano 2000." www.duh-2000.com
Você não deu bola quando tio
Dave lhe avisou sobre o famoso
bug Y2K, não é mesmo, Joãozinho? Então preste atenção ao seguinte -ele pode custar a vida. O
governo da Gringolândia começou há pouco a avisar quem viaja
por companhias aéreas estrangeiras sobre o nível de prontidão em
que se encontram aeroportos e linhas aéreas estrangeiras para enfrentar o Y2K.
O aviso foi divulgado no site
www.y2ktransport.dot.gov/fly2k/, que vai funcionar como
central mundial de informações
sobre o ano 2000 para viajantes
durante os próximos três meses de
1999.
O governo norte-americano
descreve a preocupação geral com
o bug do ano 2000, dizendo:
"A previsão atual é que condições relacionadas à transição para o Y2K possam provocar instâncias isoladas de transtornos
nos serviços de companhias aéreas, sujeitando passageiros a
atrasos ou desvios inconvenientes
em suas viagens tanto domésticas
quanto internacionais.
"Apesar disso, todo o fenômeno
Y2K se caracteriza pela incerteza
quanto a seus efeitos."
Para quem está interessado em
conhecer o nível de preparo do
Brasil, por exemplo, o site diz:
"Informações recebidas indicam que medidas estão sendo tomadas nos programas Y2K da
aviação civil desse país. Entretanto as informações disponíveis são
insuficientes para se traçar uma
estimativa do estágio global dos
preparativos Y2K neste momento. É difícil estimar a probabilidade, duração ou gravidade de
quaisquer transtornos que possam vir a ocorrer no sistema de
aviação civil.
"Por essa razão a prudência indica que os viajantes que optarem
por voar pelo sistema de aviação
civil desse país no período imediatamente anterior e posterior
ao Ano Novo devem planejar seu
itinerário com cuidado, fazer uso
de todas as informações disponíveis antes da partida, tomar precauções práticas visando seu conforto e suas necessidades pessoais
e estar preparados para enfrentar
transtornos e atrasos no serviço."
A mesma descrição é aplicada a
vários outros países, seguida pela
recomendação de que os viajantes estejam preparados para enfrentar condições de viagem caóticas no final do ano.
Traduzido do burocratês, Joãozinho, isso significa que, quando
você se dirigir a um avião da Bananalândia para passar seu réveillon maluco em Nova York, fará bem em levar comida para suprir possíveis emergências, papel
higiênico e um pára-quedas.
O web site cobre ao todo quase
90 países que têm vôos diretos para e dos Estados Unidos.
O Brasil não é o único a constar
na lista dos países considerados
insuficientemente preparados para enfrentar o bug do ano 2000.
A Austrália -que, como o Brasil, é vista como tendo uma aviação civil plenamente consciente
de questões relativas à segurança- também figura entre os países cujas companhias aéreas ainda não estão preparadas para o
Y2K.
O que é essa coisa do Y2K?
O problema do ano 2000 atinge os computadores mais velhos,
que foram projetados para reconhecer os anos em formato de dois
dígitos -por exemplo, designando o ano de 1999 como "99". Esses
sistemas antiquados não vão funcionar a contento quando o novo
século começar, já que podem interpretar "00" como 1900, em lugar de 2000.
O problema preocupa especialmente à aviação, na qual computadores controlam desde radares
até as luzes que iluminam as pistas de pouso.
Isso pode provocar consequências interessantes se seu avião estiver a 10 mil metros de altitude à
meia-noite e seus computadores
de repente decidirem que é 1º de
janeiro do ano 1900.
Como o avião foi oficialmente
criado por Santos Dumont alguns
anos mais tarde, no dia 12 de novembro de 1906, o jato no qual você estiver viajando só poderá fazer
uma coisa: se desintegrar! É só
brincadeira, Joãozinho. He, he.
O lado positivo do preparo para
o Y2K realizado pelas companhias aéreas brasileiras é que o
web site, baseado em relatórios
emitidos por Brasília, indica que
todos os principais aeroportos
brasileiros já estão prontos para
enfrentar a temível virada 1999/
2000. A lista dos seis aeroportos
mencionados no site inclui os de
Guarulhos, Rio e Manaus.
O web site informa que as quatro maiores companhias aéreas
brasileiras já concluíram seus preparativos para o Y2K, embora algumas outras, de importância
crucial, ainda não tenham informado estarem prontas, e que alguns sistemas de informação ainda se encontram em fase de atualização. A data estimada para a
conclusão dos trabalhos é novembro de 1999 (esperemos que sim).
Sinceramente, Joãozinho, sugiro que você leia este site gringo
antes de decidir seus planos de
vôo em alta altitude para a virada
do próximo ano. O Velho à Prova
de Y2K Dave encontrou o que
considera ser uma maneira fantástica de enfrentar aquela tristeza confusa de final de milênio.
Ele vai se deitar com uma lata
de ovos de salmão e uma garrafa
de borbulhante Prosecco.
Seu leito de prazeres faustosos,
pelo menos, não faz a menor idéia
de qual seja o ano em que estamos.
Tradução de Clara Allain
Texto Anterior: Aviação: Crescimento do tráfego aéreo deve cair Índice
|