São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

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IDENTIDADE

Ingleses buscam símbolos que traduzem o país

DA ASSOCIATED PRESS

O governo britânico convidou a população a participar da escolha dos ícones que formarão um retrato do país. Para dar início ao processo, divulgou uma lista inicial com 12 itens considerados essenciais na vida dos ingleses. A seleção inicial não incluiu ícones de regiões como Escócia e Gales, que formam o Reino Unido.
Na lista estão o clássico "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, "Punch and Judy", um casal de marionetes briguentos que entretém as crianças, e o navio Windrush, que transportou centenas de imigrantes do Caribe para o Reino Unido em 1948.
Outros símbolos selecionados são a FA Cup, o principal campeonato de futebol inglês, o ônibus vermelho de dois andares Routemaster, o caça britânico Spitfire e a escultura "Anjo do Norte", de Anthony Gormley, nos arredores de Newcastle. Da lista não constaram nem a cerveja nem são Jorge, patrono do país.
"Esse projeto é sobre as coisas com as quais as pessoas se importam e que fazem da Inglaterra um lugar que todos nós amamos", disse o ministro da Cultura, David Lammy. "Veja Stonehenge, Henrique 8º, "Punch and Judy" - eles nos passam uma sensação real do que significa ser inglês", disse Lammy. "Quem nunca desejou muito uma boa xícara de chá quando estava fora do país ou nunca torceu para que o seu time erguesse a taça da FA Cup?"
Os próximos 12 ícones serão anunciados em abril. Indicações antecipadas mostram que a roda-gigante London Eye e o relógio Big Ben, em Londres -além da monarquia e do rosbife-, poderão participar da lista.
Entre os que apóiam o projeto, estão instituições de caridade, bibliotecas e museus, como o National Trust e o English Heritage.


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