UOL


São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lava altera lugar de centro de visitantes

DA ENVIADA ESPECIAL

Um passeio de carro pelo Parque Nacional dos Vulcões é abruptamente interrompido por lava negra em um ponto impreciso, que muda a toda hora.
O trecho de 40 km que resta da estrada Chain of Craters diminui continuamente, conforme o vulcão Kilauea despeja uma nova cobertura de lava sobre a pista.
No início deste ano, o centro de visitantes provisório, que marcava o fim do caminho, foi invadido por um rio de lava de mais de 100 m de extensão e teve que se mudar de lugar.
No caminho vagaroso em direção ao Pacífico, a lava desce de forma gentil e permite que os visitantes se aproximem. Todo dia os guardas refazem uma trilha que percorre o campo de lava endurecida até o local em que o fogo adentra o mar.
Não poupam esforços para aproximar os turistas das áreas em que a terra derretida brota do chão. Ao final, vê-se um cone de vapor que se eleva da praia, conforme o oceano entra em ebulição com a chegada da lava.
Um "looping" de 25 km que rodeia a cratera do Kilauea na Crater Rim Drive é uma outra atração do Parque dos Vulcões. (ALB)



Texto Anterior: Erupção faz ilha do Havaí crescer todo dia
Próximo Texto: Observatório capta um céu único
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.