São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOCHILA À CUBANA

Culinária na ilha não vai muito além do arroz com feijão

Comida não varia, já os preços têm diferença de até 100%; em bairro distante, bons peixes custam pouco

DO ENVIADO ESPECIAL A CUBA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CUBA

Não espere muito da comida cubana. Em geral, ela é pouco variada e bastante oleosa.
O prato base das refeições é o congrí. Também chamado de "mouros e cristianos", é o arroz com feijão cubano -a diferença é que aqui eles são preparados juntos, como no baião-de-dois.
Para acompanhar, além de frango, carne de porco e de vaca, são servidas as chicharritas, bananas verdes em fatias finas e fritas, que tomam o lugar da batata frita. Uma variação das chicharritas são os tostones -pedaços de banana amassados e fritos.
Se a variedade da gastronomia local não é tão extensa, o mesmo não se aplica aos preços dos pratos. A mesma refeição pode custar até 100% a mais em restaurantes diferentes. Por isso, é recomendável bater perna antes de se sentar em um paladar (como são chamados os restaurantes instalados em casas).
No bairro Chinês, em Havana Velha, come-se bem sem gastar muito. No cardápio, a culinária cubana divide espaço com pratos típicos chineses.
Prefira os pescados. O prato é bem servido e dá para duas pessoas, o que não é comum nos restaurantes havaneses.
Mas para economizar mesmo será necessária uma ida a Vedado. Lá, por não haver tantos turistas, os preços caem drasticamente. Ali está também uma das sorveterias mais famosas do mundo, a Coppelia, que ganhou fama em 1993, quando serviu de cenário no filme "Morango e Chocolate", de Tomás Gutierrez Alea.
Para saborear o sorvete, que é barato e pode ser pago em moeda nacional, prepare-se para filas de até uma hora. Além do sorvete e do chocolate, um doce chamado señorita (massa folhada com recheio de creme e cobertura de chocolate) não sobra na padaria San José, na calle Obispo. (AN e TS)


Texto Anterior: Pacotes para Cuba; preços por pessoa, em quarto duplo
Próximo Texto: Mochilão à cubana: Para Dirceu, desbloqueio é imprescindível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.