São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wright dava aula no deserto

SILVIO CIOFFI
Editor de Turismo

Nascido em 1867, Frank Lloyd Wright morreu num hospital de Phoenix, Arizona, em 1959.
Mestre na arte de projetar residências e prédios públicos integrados à paisagem, vivia em Taliesin West, uma casa-escola arrojada, construída no deserto em 1937, a oeste de Phoenix.
Formado em engenharia, Wright -cujo nome original era Frank Lincoln Wright- criou o "prairie style", um dos estilos que serviu de base para a arquitetura moderna.
Apesar de ter morrido no final dos anos 50, Wright inscreveu seu nome na lista dos artistas do século, quebrando tradições arquitetônicas em 800 projetos.

Uma Chicago no caminho
Depois de estudar em Winsconsin, seu Estado natal, Wright seguiu para Chicago, em 1887, onde trabalhou com J.L. Silsbee.
À época, Chicago era uma metrópole em reconstrução: hoje tida por meca da arquitetura, a cidade renasceu das cinzas depois do Grande Incêndio (1871).
Mas a arte de Wright vicejou no escritório de Dankmar Adler e Louis Sullivan, entre 1889 e 1893.
Trilhando seu próprio caminho, construiu 380 de seus projetos -e, ironicamente, uma centena deles não está mais de pé.
Além de Taliesin, integram a lista de suas obras-primas a Robie House (1908-09), a Falling Water House (1936-7) e o museu Guggenheim (1943-59).


Texto Anterior: Phoenix e Scottsdale lotam agenda do turista
Próximo Texto: Tucson faz visitante se sentir no velho oeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.