São Paulo, Segunda-feira, 12 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALQUER VIAGEM
Cuidado, sr. Pitta, eu vi a lista do Papai Noel!

DAVID DREW ZINGG
em Sampa


"Eu não daria um pedacinho sequer de bolo de Natal a nenhum político brasileiro." Papai Noel


Lá vão as últimas notícias da aldeia do Papai Noel, no círculo ártico finlandês:
1) Tio Dave não apenas conheceu o verdadeiro Papai Noel fin-landês, como também, por ele (Dave) ser um bom menino, teve direito de se sentar no amplo colo do Papai Noel.
A Folha não poupa despesas para enviar seus repórteres a lugares distantes para documentar a existência verídica de Papai Noel, para proveito de seus leitores jovens em toda parte.
Quem quiser evidências fotográficas desse histórico encontro multicultural deve ler o caderno Turismo deste esplêndido jornal.
2) Vale informar, a título confidencial, que o Natal de Celso Pitta este ano não vai ser muito alegre.
3) Se você estiver pensando em levar as crianças à Finlândia este ano para entregar suas listas de pedidos pessoalmente ao bom velhinho barbudo e vestido de vermelho, é melhor falar com seu agente de viagens agora mesmo.
Eu sei, Joãozinho -pensar, ainda em agosto, nas reservas para as viagens que você pretende fazer no Natal não lhe parece uma tarefa muito urgente.
Ainda faltam cinco longos meses para o 25 de dezembro, mas já está ficando difícil reservar passagens.
As agências de viagens com as quais o Velho Snowboarder Dave foi checar informam que o número de reservas que vêm recebendo está aumentando muito.
Agora, portanto, é o momento certo para começar a traçar seus planos -especialmente se você quiser conhecer o Papai Noel em carne e osso neste ano.

Vá conhecer Papai Noel viajando do jeito moderno: de jato supersônico
Pessoas do mundo inteiro, até da China, estão voando até a cidade de Rovaniemi, o quartel-general finlandês do Papai Noel, no extremo norte do planeta.
Mas o principal ponto de partida dos interessados em conhecer o bom velhinho é a Inglaterra, que tem raízes natalinas profundas em "Um Conto de Natal", de Charles Dickens.
Se seu agente de viagens da Bananalândia não puder ajudar você a fazer as reservas necessárias, procure ajuda em outro lugar: faça uma busca na Internet.
Partindo da Inglaterra, você pode até viajar à aldeia do Papai Noel com estilo e elegância: tomando um champanhe de Natal a bordo de um jato supersônico Concorde.
Este ano uma agência britânica de viagens está promovendo uma viagem muito "cool" (aliás, literalmente "cool") de ida e volta à aldeia em um dia, partindo de Londres em direção à Finlândia, no Concorde, por alegres 1.895 libras esterlinas.
O preço da viagem de um dia inclui um passeio pelas florestas lapônias de árvores de Natal invernais, passeios em trenós puxados por renas, uma visita à Santa Claus Village (a aldeia do Papai Noel) e um banquete escandinavo que inclui uma visita passageira do próprio Papai Noel.

Importante: não se esqueça de tirar carteira de condutor de trenós puxados por renas
Depois de chegar à Noelândia, você com certeza vai querer saborear os prazeres dessa região nórdica distante, pilotando você mesmo um trenó puxado por renas.
Um passeio off-road desse tipo, atrás de um animal chifrudo, movido a líquen -um combustível ecologicamente correto-, pode ser empolgante.
Mas, assim como é preciso um documento de autorização para poder caçar castores ou pescar nos lagos gelados da região, também é preciso uma carteira de condutor de veículos puxados por renas e, para isso, é necessário passar num exame de conhecimentos necessários ao condutor de renas.
Isso significa que você precisa mostrar que conhece uma rena, o que, por sua vez, significa apontar para onde ficam os chifres e outros equipamentos básicos do animal. O segredo de conduzir uma rena é que não há segredo algum.
Como as renas possuem visão periférica, basta agitar seus braços para fazer com que elas se levantem e comecem a correr.
O freio de emergência depende, em grande medida, da própria rena e de ela passar ou não por um apetitoso arbusto anão no meio do caminho. Se isso acontecer, ela irá automaticamente parar, cantando as patas.
Se não for assim, disse-me o instrutor, Mari, você vai precisar de muita força na parte superior de seu corpo e, se mesmo isso não der certo, de muita munição.

O furo quente sobre o Natal nada feliz que Celso Pitta tem pela frente
Enquanto aguardava, nervoso, para a entrevista histórica que Papai Noel daria a este vosso repórter empreendedor, sentadinho sobre o alegre joelho do bom velhinho, consegui dar uma olhada de soslaio na sua muitíssimo bem guardada lista secreta de presentes (ou, melhor dizendo, de não-presentes).
Sob o título "Brasil", pude ver a temível lista negra dos "Bad Boys".
O nome de Celso Pitta estava riscado com um traço grosso, bem visível. Ao lado do nome rejeitado, uma observação simples escrita a tinta escarlate, na letra do próprio Papai Noel: "Ele que coma uma pizza."


David Drew Zingg viajou a convite da FinnAir, da Spanair, da Vasp e do Conselho de Turismo da Finlândia.

Tradução de Clara Allain.


Texto Anterior: Mercosul: Montevidéu parece cidade do interior
Próximo Texto: NOTAS
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.