São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA
Quem faz passeio de helicóptero pode aproveitar para sobrevoar e pousar também no vizinho Kukenan

Ida ao topo do monte leva oito dias, ou só uma hora

DO ENVIADO ESPECIAL A RORAIMA

Há duas maneiras de alcançar o monte Roraima. A mais comum são as caminhadas pelas trilhas. Uma jornada que pode durar até oito dias, com acampamentos ao longo do percurso. Já no topo do monte, é possível ficar outros tantos dias mais confortavelmente instalado. Desta vez, em hotéis.
Como a subida é cansativa, se possível planeje a caminhada para o verão. Apesar do calor, os guias garantem que lá, durante essa estação chove menos, o que facilita o percurso -de até 80 quilômetros.

Voando
Se o tempo for curto, ou se você ainda não se sentir preparado para a caminhada, existe a possibilidade de subir o monte voando de helicóptero. Em menos de uma hora se alcança o topo. E o pouso, num platô de pedra, serve tanto para um giro rápido como para levar suprimentos para ficar acampado por algumas noites.
Se as condições de tempo permitirem, o passeio pode ser complementado com um pouso no Kukenan, monte vizinho ao Roraima. Ali, as formações rochosas são maiores, mais pontiagudas, fazendo surgir um cenário tão indescritível quanto o do monte Roraima.
Tanto em um platô quanto em outro, a parada dura apenas 20 minutos. A pausa precisa ser breve porque rapidamente o clima pode mudar e atrapalhar a decolagem do helicóptero.
Quem já experimentou as duas vias sente-se privilegiado por percorrer os caminhos, passar noites na mítica montanha e visualizar, de cima, a grandiosidade do enorme platô sendo coberto pelas nuvens.
"Existe uma força que me emociona sempre que estou perto do monte Roraima", afirma Magno de Souza, guia que já subiu o monte 67 vezes.

A partir da Venezuela
Não há uma via de subida pelo lado brasileiro do monte Roraima (leia mais sobre os passeios na pág. F8).
Os passeios saem da pequena cidade fronteiriça venezuelana, Santa Elena de Uairén, onde pequenas hospedagens e um comércio recebem turistas em busca do monte.
(GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: Mito diz que árvore deu origem à savana
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.