São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA
Conto explica surgimento de formações rochosas e nascentes de rios na Venezuela, na Guiana e no Brasil

Mito diz que árvore deu origem à savana

DO ENVIADO ESPECIAL A RORAIMA

Há um mito sobre a formação da região da Grande Savana que diz que ela nasceu por causa de uma árvore. Os locais contam a seguinte história:
Muitos e muitos anos atrás, havia uma árvore gigante carregada de frutos que se sobressaía na vegetação local. Ao ver tamanha abundância, alguns habitantes da floresta tiveram a ideia de derrubá-la. Dessa forma, poderiam alcançar de uma só vez todos os seus frutos.
Ao cair, a árvore se quebrou em alguns pedaços, acabando com a selva. Do seu tronco jorrou água. E a água derramada causou uma inundação que transformou o lugar no que é atualmente a região da savana.
Ainda hoje, segundo a história que sobrevive de geração em geração, a base dessa árvore -que ficou conhecida como monte Roraima- é a nascente dos rios que alimentam as bacias dos rios Orinoco, na Venezuela, Ezequibo, na Guiana, e Amazonas, no Brasil.

E surgem os tepuis
Os troncos da imensa árvore deram origem aos tepuis, como são denominadas essas formações rochosas pelos indígenas locais. Esses grandes platôs se localizam, em sua maioria, em território venezuelano.
O Monte Roraima, o que possui o ponto mais alto entre eles, com 2.875 metros, tem quase 80% da sua área na Venezuela. O restante se divide entre o Brasil e a Guiana.
No topo do monte, a paisagem e o clima são completamente diferentes do que é encontrado na verde savana.
No caso da paisagem, as rochas são um bom exemplo. Com o tempo, elas se transformaram em formas imensas. Hoje, se assemelham ao cenário de um filme. Há ainda pedras escuras, pequenas crateras, lagos, e a vegetação única. Já na parte do clima, o topo costuma ser gelado e carregado de nuvens baixas.
(GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: Espírito aventureiro traz à tona um local surpreendente
Próximo Texto: Ida ao topo do monte leva oito dias, ou só uma hora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.