São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA
Para conferir alguns sabores locais, prove sucos de açaí e cupuaçu feitos com frutas recém-tiradas do pé

Ponte sobre o rio Branco tem melhor pôr do sol

DO ENVIADO ESPECIAL A RORAIMA

Para conhecer a capital de Roraima não é preciso ir às alturas. Boa Vista é uma cidade plana, quente e acolhedora.
Dali, saem passeios diários de barco para conhecer as praias que se formam na época de baixa do rio Branco, no verão. Dá para ver as crianças se jogando nas águas turvas do rio, os jovens paquerando na areia e as famílias em pequenos barcos arriscando uma pescaria.
Quem está no barco turístico pode conhecer um pouco mais das frutas e dos sucos da região. A pupunha cozida lembra o pinhão consumido na região sudeste, e os já conhecidos sucos de açaí e cupuaçu têm um sabor forte, típico dos frutos que acabam de ser tirados do pé.
Se ainda sobrar um pouco de energia, encare o city tour de bicicleta. Dá para ter uma idéia de como a cidade, erguida no final do século 19, foi planejada.
Saindo da rotatória principal, é possível ver algumas das primeiras construções históricas. Passando pelos bairros chega-se à ponte sobre o rio Branco -de onde dá para ver um bonito pôr-do-sol com a cidade ao fundo. Quando passar pelo complexo Ayrton Sena, vale a pena parar em uma das casas de suco para experimentar algumas misturas. Entre elas, o turbinado ou o furacão da Amazônia, que são feitos à base de guaraná e outros energéticos. Eles servem de verdadeiro combustível para a sua jornada.

Sabor de Norte
Além da diversidade natural de Roraima, a gastronomia se apresenta com uma grande mistura de influências. A base da culinária são os peixes.
Não importa se fritos ou cozidos, o tambaqui e o dourado são sempre servidos acompanhados de banana-da-terra e da paçoca -originária do nordeste, a paçoca nada mais é do que a farinha de mandioca amarela preparada com carne-seca e socada no pilão.
Dos índios vem a damurida. O cozido, que antes era feito com carne de caça, hoje é preparado com carne bovina ou com peixe. E -cuidado!- com bastante pimenta.
(GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: Aventure-se de paraquedas para contemplar a serra
Próximo Texto: Viagem deve incluir tour gastronômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.