São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA
Damorinda, que leva carne com pimenta, é o forte da culinária local, que também tem doces com cupuaçu

Viagem deve incluir tour gastronômico

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além das paisagens belíssimas, Roraima tem outro atrativo turístico, porém pouco conhecido: a culinária local. Quem vai visitar o destino não deixa de provar pratos típicos como a damorinda, o pirarucu à casaca e as várias receitas com a farinha feitas por lá.
A damorinda é uma iguaria bem simples de fazer: geralmente é preparada a partir de uma carne -mas também pode ser peixe- assada com diferentes tipos de pimenta da região Norte. "É um prato tipicamente indígena", afirma Aldene Campelo, professor do Senac-Roraima. "Aliás, toda a culinária dessa região vem dos índios."
Se a damorinda for feita com algum tipo de peixe, normalmente é com os da região Norte, como o tambaqui e o dourado. "É um prato maravilhoso", diz Yolanda Herbster, coordenadora de turismo e hospitalidade do Senac-Roraima.
Porém, os moradores do Estado advertem: o prato é bastante picante. Por isso, nem sempre o turista experimenta a verdadeira damorinda, e sim uma versão com menos pimenta -especialmente feita para os visitantes-, mas o suficiente para deixar o prato picante no ponto certo.
Se quiser enfrentar o ardido, peça para quem for fazer o prato não mudar a receita original. Normalmente, o prato vem acompanhado por uma porção de arroz branco.

Farinha
E tudo na gastronomia de lá leva algum tipo de farinha. Não, não é exagero.
Com ela, os roraimenses fazem o bolo de carimã, mais conhecido nas regiões ao sul do país como bolo de farinha de mandioca. Boa pedida para adocicar o paladar após a apimentada damorinda!
Outro ingrediente que é muito utilizado nos doces que fazem parte do dia a dia dos roraimenses é o cupuaçu. Além de diferentes versões de sobremesa, o fruto, que é originário da região amazônica, aparece também em sucos.

Norte e Nordeste
Embora seja um prato tipicamente nordestino, a paçoca -carne de sol cozida e desfiada com farinha- é um dos alimentos mais consumidos na região Norte.
Por isso, não estranhe: em qualquer restaurante em que você vá comer, chegará à mesa uma porçãozinha antes do prato principal. Aproveite!


Texto Anterior: Ponte sobre o rio Branco tem melhor pôr do sol
Próximo Texto: Veja passeios rápidos a partir de Boa Vista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.