São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passeio

Cerâmicas únicas encantam visitantes

EXCLUSIVIDADE Abertura de fornada no ateliê Suenaga & Jardineiro, de Cunha (SP), atrai turistas com mais de mil peças

ANA SOUSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Do calor do forno noborigama saem cerâmicas únicas. Embora sejam feitas com os mesmos materiais, cada peça se comporta de um maneira diferente em contato com altíssimas temperaturas.
Descobrir a identidade dos objetos recém-cozidos é um dos atrativos da abertura de fornada, promovida pelo ateliê Suenaga & Jardineiro (www.ateliesj.com.br), no dia 5 de dezembro, em Cunha (a 231 Km de São Paulo).
Após 30 horas de queima no forno de origem chinesa e três dias de esfriamento a portas fechadas, as peças ainda chegam mornas às mãos dos visitantes.
"As pessoas levam o objeto e a história dele", diz Gilberto Jardineiro, um dos donos do ateliê que leva seu sobrenome. "Na abertura, eu faço demonstrações com o barro, com forno que chega a 1.400C, a temperatura de um vulcão".
A cada fornada -são apenas seis por ano no atelier- saem mais de mil peças de vários tipos e tamanhos. Há, por exemplo, copo para saquê por R$ 5 e esculturas de até R$ 3.000. "As peças podem ir ao forno, ao micro-ondas. Não existe mais aquele caráter de suvenir. As pessoas não compram apenas para a representação, mas para o uso", diz Jardineiro.

Entrada gratuita
Não é preciso pagar para assistir à abertura das quatro câmaras do forno. E a compra das cerâmicas é opcional.
A primeira abertura terá início às 10h do sábado, dia 5, e a última, às 16h. A próxima fornada do ateliê só será aberta em fevereiro do ano que vem.
A durabilidade das peças, diz Jardineiro, faz com que elas sejam vendidas rapidamente. "Vendo um terço do que é produzido já na abertura. Elas não são "à prova de manuseio", mas por serem vitrificadas são muito resistente e não perdem a beleza com o tempo."
Apesar da demanda, o ceramista diz que geralmente não costuma aceitar encomendas. "Evito porque não consigo garantir o resultado. Atendemos alguns pedidos especiais, com uma condição: se não gostar, não leva", afirma.
O horário de funcionamento do ateliê Suenaga & Jardineiro é das 9h às 18h, inclusive nos fins de semana e feriados.
Não há limite de visitantes e o endereço é rua Doutor Paulo Jarbas da Silva, 150. Mais informações: 0/ xx/ 12/3111-1530.


Texto Anterior: Veja passeios rápidos a partir de Boa Vista
Próximo Texto: Em Cunha, belezas naturais se aliam à arte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.