São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O SAGRADO

Devotos seguem ritual todo ano religiosamente

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Maurício Bispo França, 51, acordou cedo no dia 1º de janeiro para levar sua mãe à igreja da Conceição da Praia, onde assistiram à primeira missa do ano.
Devotos de Bom Jesus dos Navegantes, eles repetem esse ritual há anos. "O ano não começa enquanto não viermos para cá", explica o filho.
Os irmãos Acácia Sacramento Andrade, 53, e Expedito Sacramento, 58, também são devotos do santo desde pequenos. Moradores de Boa Viagem desde que nasceram, integram a Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Acácia é a presidente da devoção e Expedito, secretário. Por ocuparem tais cargos, têm o direito de seguir a procissão na galeota Gratidão do Povo, que só comporta 25 passageiros, 14 dos quais, marinheiros. Os demais são pessoas do clero e integrantes da irmandade.
Acácia conta que participa da festa desde quando estava no ventre da mãe.


Texto Anterior: Bahia de todas as festas: Bom Jesus abençoa baianos no início do ano
Próximo Texto: O profano: Champanhe faz companhia a grupo em lancha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.