São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade está preparada para "terremoto"

DA ENVIADA ESPECIAL

Yokohama anunciou na semana passada que está pronta para os jogos. "De certa forma, é como se preparar para um terremoto", disse o prefeito Hiroshi Nakada. O estádio foi também cenário para treinamentos da polícia contra terroristas e "hooligans".
A cidade é um importante centro de navegação desde a metade do século 19. Possui uma Chinatown com 2.500 chineses, bons restaurantes e o templo chinês Kanteibyo (1887). Para entrar no pavilhão principal, é preciso comprar cinco incensos (por cerca de US$ 4), acendê-los e colocar um em cada um dos queimadores de incenso, junto com reverências, para se purificar.
Os sinais de que a cidade é uma das sedes dos jogos estão também nos cartazes colocados ao longo do caminho formado por uma sequência de esteiras rolantes que se estende da estação de trem de Sakuragi-cho ao Landmark Tower, o mais alto prédio do país.
Construído em 1993, tem 269 m de altura e o mais rápido elevador do mundo, que leva a um observatório no 69º andar. Os primeiros andares são um shopping center, que estimula o impulso consumista.
O Landmark Tower fica em uma área futurista de 87 hectares chamada Minato Mirai 21, que vem sendo desenvolvida desde 1983. Na mesma área há ainda um museu marítimo e um antigo veleiro hoje transformado em museu. (CKT)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Entenda por que Japão e Coréia têm rivalidade
Próximo Texto: Zico fez de Kashima referência futebolística
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.