São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gramado tem "cobertor" contra frio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Provavelmente a vedete da Copa, o estádio Sapporo Dome, coberto, tem um campo de grama natural, localizado fora do edifício para sobreviver, que entra na construção por um sistema de deslizamento sobre um colchão de ar. A cidade de Sapporo fica na ilha de Hokkaido, no norte do país, destino turístico dos japoneses em busca da beleza de seus parques naturais. Devido à sua posição geográfica (na altura da Sibéria), faz muito frio no inverno, e por isso o estádio é coberto.
A região é conhecida pela cerveja e pelo laticínio, sendo um paraíso de guloseimas apetitosas à base de cremes, chocolates e biscoitos.
O estádio é sem dúvida um projeto grandioso e de rara elegância, com capacidade para cerca de 42 mil pessoas. Vai abrigar três partidas, e a mais aguardada delas é a do dia 7 de junho, entre Argentina e Inglaterra -talvez a mais badalada da primeira fase e boa diversão para torcedores brasileiros.
Dentro do complexo há 24 obras de arte e acesso a um observatório com uma vista privilegiada de Sapporo. Os passeios com guia custam cerca de US$ 10.
O modo mais rápido de ir à cidade é de avião, por US$ 200. Um vôo do aeroporto de Haneda, em Tóquio, ao de Chitose, perto de Sapporo, dura uma hora e meia. Havendo tempo e querendo economizar, é possível ir de trem, em nove horas. Parte do percurso é feito de trem-bala. (ER)


Texto Anterior: Zico fez de Kashima referência futebolística
Próximo Texto: Botão triplica público de arena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.