São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BUENOS AIRES
Cresce o número de academias da dança na capital argentina, apesar de as FMs pouco tocarem o ritmo
Tango é cada vez mais a cara da cidade

da enviada especial a Buenos Aires

Vendido como produto de exportação, o tango entra em tudo quanto é programa de viagem para estrangeiros em Buenos Aires. Só que nas tanguerias típicas, como El Viejo Almacén e outras do gênero, tudo é turístico demais, o tipo de espetáculo que você já conhece começo, meio e fim, embora com produções caprichadas.
Se o tango para turistas é inevitável, que seja então com elegância. E o endereço é o não menos elegante hotel Alvear -top dos tops da hotelaria portenha, que estreou há quatro meses a sua própria casa de espetáculos, a Armenonville (reservas, tels. locais 804-1033/4033).
O ambiente da tangueria é uma extensão do clima histórico do hotel, fundado em 32 e hoje totalmente reformado. Garçons vestindo casacas e luvas brancas servem champanhe silenciosos e circulam aristocráticos entre os convidados. No show, o melhor de Astor Piazolla, coreografias bem ensaiadas e os hits de Carlos Gardel, que aparece num telão dividindo a voz com os cantores locais no clássico "Mi Buenos Aires Querido".
A casa tem várias programações: funciona como academia de dança das 13h às 17h, serve chá regado a tango das 17h às 19h e exibe shows, que custam US$ 50 por pessoa.
Nascido no início do século, o tango ficou muito tempo restrito aos bailes da periferia. Por volta dos anos 20 chegou ao centro da cidade, surgindo assim suas primeiras orquestras típicas.
Gardel encarna a época de ouro do ritmo, tornando-o conhecido mundo afora. Tempos depois, nos arranjos de Piazolla, ganha releitura mais moderna, elogiada pela crítica e rejeitada pelos tangueiros tradicionais.
De qualquer forma, em Buenos Aires, vem crescendo o número de academias de tango e essa música meio nostálgica tem cada vez mais a cara da cidade. (SGa)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.