São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salmão reina na culinária cosmopolita

do enviado especial

Berço do salmão do Pacífico, a Colúmbia Britânica tem esse pescado como uma de suas maiores fontes de renda. Se você for a Vancouver e não comer o peixe, vai cometer uma gafe gastronômica.
Há uma infinidade de bons restaurantes especializados em frutos do mar, onde, além de salmão, você pode se deliciar com uma "clam chowder" (sopa de vôngoles) e se esbaldar nas garras de um "king crab" -uma espécie de caranguejo, enorme, que habita as águas geladas do norte do Pacífico.
Um lugar interessante para provar essas delícias é a ilha Granville. No local, também existe um mercado com produtos vindos de todas as partes do mundo.
Maior porto do Canadá, Vancouver é um grande portão de entrada para mercadorias e viajantes do mundo inteiro. Essa pluralidade de influências é sentida também na culinária.
Passeando pela Robson Street, uma das ruas mais badaladas da cidade, é possível encontrar todos os tipos de comida. Das tradicionais "delis" norte-americanas -onde se pode comer sanduíche de salmão defumado com queijo cremoso- até restaurantes italianos, vietnamitas ou gregos.
Em relação a vinhos, Vancouver tem uma particularidade: é a cidade com maior consumo per capita da bebida na América do Norte.
Vinhos de todas as partes do mundo vêm parar em Vancouver -principalmente os californianos e os italianos. Mas não deixe de provar os vinhos locais, provenientes do vale do rio Fraser.
Outro bom programa etílico é se perder em um cardápio de cervejas de um pub. Há dezenas de marcas importadas e bebidas produzidas artesanalmente nas microcervejarias ou no próprio pub.
Claras, escuras, leves, fortes, com diferentes sabores, enfim, um mundo a descobrir. Tudo isso com uma vantagem: o câmbio favorece o turista, já que o dólar canadense vale cerca de 30% a menos que o dos EUA. (LA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.