São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BABEL DE GELO
Esporte é feito de camiseta
Esquiadores vão a Whistler
até no verão

do enviado especial ao Canadá

Para quem gosta de esquiar, Vancouver é a principal escala em direção a Whistler -considerada por especialistas como uma das melhores estações de esqui da América do Norte, só comparável às melhores pistas européias.
Localizada nas montanhas costeiras da Colúmbia Britânica, a cidade tem a alta temporada em dezembro e fevereiro, quando a neve é abundante e as pistas funcionam a todo vapor.
Mas, se você pensa que esquiar é só no inverno, se enganou. Em Whistler, é possível praticar o esqui em pleno verão. No alto de uma das montanhas que cerca a cidade -a Blackcomb-, a temporada se estende até agosto.
E o melhor de tudo é que a temperatura é agradável. Os mais ousados esquiam de camiseta.
Quando se fala em neve, não se pode esquecer dos snowboards, que cada vez mais conquistam os jovens do mundo inteiro.
Com ares de esporte radical, praticado por uma tribo meio grunge, o snowboard vem travando um duelo de território com o esqui clássico.
Pistas específicas para a prática do novo esporte surgem no meio da montanha, cercadas por alto-falantes que tocam músicas estilo "bate-estaca" a todo volume.
Vão ficar na lembrança aqueles bons tempos em que esquiar era estar em meio à natureza ouvindo apenas o silêncio.
Apesar de ser a estrela do inverno, Whistler também brilha no verão. Ela oferece uma infinidade de opções de esportes ao ar livre, como mountain bike, paraglading, canoagem, pesca, golfe e passeios de motos com quatro rodas ("four wheels vehicle terrain").
Passeando pelas trilhas da região, é comum ver ursos negros comendo frutas silvestres.
Para ir a Whistler, a melhor opção é o trem da BC Rail, antigo, mas confortável, que sai de Vancouver e oferece belos panoramas da região. Faz o percurso em cerca de duas horas e meia. (LA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.