São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Índice

POR DENTRO DO QUÊNIA
Fogo destrói 25% de parque nacional

das agências internacionais

Cerca de 25% do território do parque nacional Tsavo Leste, no Quênia (África), foi consumido por um incêndio em cerca de 15 dias, mas, no final da semana passada, o fogo já havia sido completamente controlado.
Mais de cem bombeiros, policiais e funcionários do parque trabalharam para estancar a dispersão do fogo, que atingiu 30 mil m2 do Tsavo, localizado no sul do país africano.
Na semana passada, uma forte neblina cobria algumas áreas do parque nacional, e os animais selvagens abandonavam os arbustos queimados.
Os turistas se concentraram no parque nacional Tsavo Oeste, e alguns visitantes cancelaram as férias por causa do incêndio.
Mas, de acordo com os funcionários do parque, as áreas afetadas não são as mais procuradas pelos turistas.
População de elefantes

Os dois parques Tsavo têm cerca de um terço da população de elefantes de todo o Quênia, mas aqueles que viviam na zona de incêndio migraram para o norte e para o oeste.
O diretor-assistente do parque, John Muhanga, disse para a agência de notícias "Reuters" que o fogo não trouxe um impacto muito grande na fauna local e que nenhum dos animais ficou ferido.
Os parques nacionais do Quênia, cujas savanas são habitadas por leões, hipopótamos e flamingos, estão entre os que têm melhor infra-estrutura no mundo.
Incêndios nas regiões do Quênia que possuem esse tipo de vegetação são comuns.
O turismo, um dos setores do país que mais recebe divisas internacionais, tem sofrido bastante desde o ano passado por causa de distúrbios étnicos na região do oceano Índico e do vale Rift.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.