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AVIAÇÃO
Empresas fazem disputa de promoções, que ajudam as companhias a se programar e o consumidor a economizar
Descontos dão vantagem ao adiantado
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem se antecipa na compra de
passagens aéreas costuma conseguir os melhores preços. Mas essa
regra parece estar mais clara desde a semana passada, quando a
Transbrasil e a TAM anunciaram
descontos de respectivamente até
50% e 40% para passagens domésticas compradas antecipadamente, desde que haja disponibilidade nos assentos reservados
para essas tarifas. Em resposta, a
Varig e a Vasp lembram que já
oferecem descontos, de até 12% e
50%, respectivamente.
Quanto mais o passageiro se antecipar na compra, melhor, de
acordo com as companhias (veja
no quadro ao lado os principais
descontos oferecidos pelas empresas aéreas nacionais).
A vantagem para quem vende
os bilhetes é saber, com um bom
tempo de antecedência, se o vôo
terá uma boa ocupação e verificar
os destinos mais procurados.
Desde sábado, a TAM está oferecendo 40% de desconto para as
compras feitas com até 21 dias de
antecedência. Com essa estratégia, a empresa espera ganhar 100
mil passageiros por mês e conquistar o público que viaja de ônibus. Luiz Eduardo Falco, vice-presidente comercial e de marketing da empresa, acredita que essa
é uma forma de educar o passageiro a se programar. "O mercado
está maduro para a introdução
desse tipo de serviço", diz Falco.
A Transbrasil, por sua vez, está
oferecendo descontos de até 50%
desde segunda passada, diz Pedro
Mattos, gerente-geral de vendas e
cargas da empresa. Para ele, a
TAM anunciou o abatimento devido aos descontos da Transbrasil. "Só que não tiveram imaginação de copiar perfeito", ironiza.
A promoção da Transbrasil, porém, é válida só para embarques
até 20 de dezembro, uma época
pré-alta temporada, quando os
vôos não ficam muito cheios. Mas
a empresa não descarta a possibilidade de renovar o prazo.
Nessa questão de promoções, a
Vasp, que vive difícil situação econômica, se posiciona como veterana. Para o assessor de comunicação e marketing Mário Galvão,
o desconto "não é nenhuma novidade" para a empresa.
A Varig oferece descontos de até
12% e afirma que já trabalha no
seguimento de tarifas baixas por
meio da empresa Rotatur (de
vôos charters).
"O que vejo (com os descontos)
é uma tentativa de otimizar esse
período (pré-alta temporada)",
diz João Roberto Sabino, presidente da Nordeste, que faz parte
do grupo Varig. Sabino não se assusta com os descontos anunciados pelas demais empresas. "É
uma coisa mais pontual." Acredita, ainda, que o grupo reagirá
frente aos anúncios dos descontos
das outras companhias aéreas.
Antecipação
Os descontos oferecidos pelas
empresas visam principalmente a
pessoa física, ou seja, o turista a lazer ou de férias. Até alguns anos
atrás, o passageiro não tinha o
costume de se programar de antemão, já que a situação econômica
não permitia isso, embora existissem promoções. Hoje o cenário
parece estar mudando.
"O brasileiro tem feito uma certa programação, mas ainda muito
concentrada em datas nobres",
diz Mattos, da Transbrasil.
"Seria mais fácil se as pessoas se
planejassem com antecedência,
porque você também consegue se
planejar", diz Mauro Peres, gerente-geral do TurismoNet, site
que comercializa passagens aéreas e pacotes de viagem. Mas na
Internet esses descontos devem
ter repercussão moderada, já que
o perfil do internauta é de fazer
negócios em cima da hora.
(CHIAKI KAREN TADA)
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