São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

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AVIAÇÃO
Empresas fazem disputa de promoções, que ajudam as companhias a se programar e o consumidor a economizar
Descontos dão vantagem ao adiantado

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem se antecipa na compra de passagens aéreas costuma conseguir os melhores preços. Mas essa regra parece estar mais clara desde a semana passada, quando a Transbrasil e a TAM anunciaram descontos de respectivamente até 50% e 40% para passagens domésticas compradas antecipadamente, desde que haja disponibilidade nos assentos reservados para essas tarifas. Em resposta, a Varig e a Vasp lembram que já oferecem descontos, de até 12% e 50%, respectivamente.
Quanto mais o passageiro se antecipar na compra, melhor, de acordo com as companhias (veja no quadro ao lado os principais descontos oferecidos pelas empresas aéreas nacionais).
A vantagem para quem vende os bilhetes é saber, com um bom tempo de antecedência, se o vôo terá uma boa ocupação e verificar os destinos mais procurados.
Desde sábado, a TAM está oferecendo 40% de desconto para as compras feitas com até 21 dias de antecedência. Com essa estratégia, a empresa espera ganhar 100 mil passageiros por mês e conquistar o público que viaja de ônibus. Luiz Eduardo Falco, vice-presidente comercial e de marketing da empresa, acredita que essa é uma forma de educar o passageiro a se programar. "O mercado está maduro para a introdução desse tipo de serviço", diz Falco.
A Transbrasil, por sua vez, está oferecendo descontos de até 50% desde segunda passada, diz Pedro Mattos, gerente-geral de vendas e cargas da empresa. Para ele, a TAM anunciou o abatimento devido aos descontos da Transbrasil. "Só que não tiveram imaginação de copiar perfeito", ironiza.
A promoção da Transbrasil, porém, é válida só para embarques até 20 de dezembro, uma época pré-alta temporada, quando os vôos não ficam muito cheios. Mas a empresa não descarta a possibilidade de renovar o prazo.
Nessa questão de promoções, a Vasp, que vive difícil situação econômica, se posiciona como veterana. Para o assessor de comunicação e marketing Mário Galvão, o desconto "não é nenhuma novidade" para a empresa.
A Varig oferece descontos de até 12% e afirma que já trabalha no seguimento de tarifas baixas por meio da empresa Rotatur (de vôos charters).
"O que vejo (com os descontos) é uma tentativa de otimizar esse período (pré-alta temporada)", diz João Roberto Sabino, presidente da Nordeste, que faz parte do grupo Varig. Sabino não se assusta com os descontos anunciados pelas demais empresas. "É uma coisa mais pontual." Acredita, ainda, que o grupo reagirá frente aos anúncios dos descontos das outras companhias aéreas.

Antecipação
Os descontos oferecidos pelas empresas visam principalmente a pessoa física, ou seja, o turista a lazer ou de férias. Até alguns anos atrás, o passageiro não tinha o costume de se programar de antemão, já que a situação econômica não permitia isso, embora existissem promoções. Hoje o cenário parece estar mudando.
"O brasileiro tem feito uma certa programação, mas ainda muito concentrada em datas nobres", diz Mattos, da Transbrasil.
"Seria mais fácil se as pessoas se planejassem com antecedência, porque você também consegue se planejar", diz Mauro Peres, gerente-geral do TurismoNet, site que comercializa passagens aéreas e pacotes de viagem. Mas na Internet esses descontos devem ter repercussão moderada, já que o perfil do internauta é de fazer negócios em cima da hora.
(CHIAKI KAREN TADA)


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