São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOL, SUOR E CERVEJA
Acervo fica dentro do farol da Barra

Barcos de museu lembram infância

em Salvador

Com miniaturas de caravelas e embarcações da época do Descobrimento e algumas mais atuais, o acervo do Museu Náutico da Bahia encanta aqueles que brincavam com barquinhos quando pequenos e os amantes da navegação. O visitante chega até a sentir um pouco de enjôo, parecido com o de alto-mar, com o cheiro de algumas das salas, como a que descreve os faróis do Nordeste.
Instalado no forte de Santo Antônio da Barra, onde fica o farol da Barra, o museu pode ser visitado entre um mergulho e outro na praia do Farol da Barra ou na do Porto da Barra, cuja tranquilidade do mar pemite que até os iniciantes nadem.
Desenhos dos primeiros mapas da região da baía de Todos os Santos despertam a curiosidade de quem conhece Salvador mesmo que superficialmente.
Uma coleção de miniaturas de barcos dentro de garrafas é um dos pontos altos do museu. Também se destaca a mostra de peças do galeão Sacramento, que naufragou na costa de Salvador em 1668 e só foi descoberto em 1973.
Em cartaz até o dia 10 de junho, a exposição "A Marinha Ontem, Hoje e Sempre" exibe painéis ilustrados com a história da Marinha, principalmente na região de Salvador, Sergipe e norte de Minas.
O "grand finale" da visita é coroado com a admiração do majestoso farol da Barra bem de perto, quase no seu pé, a partir de um terraço do forte que ainda conserva alguns canhões. Tomar um refrigerante nas mesinhas da lanchonete ali existente é uma boa desculpa para alongar por mais tempo a observação do farol desse ângulo privilegiado.
(MARISTELA DO VALLE)


Museu Náutico da Bahia - Praça Almirante Tamandaré, s/nº, forte Santo Antonio da Barra. Ingresso: R$ 2.



Texto Anterior: Pimenta é capaz de repelir desavisados
Próximo Texto: Solar do Unhão mescla ontem e hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.