São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solar do Unhão mescla ontem e hoje

em Salvador

O conjunto arquitetônico do Solar do Unhão, do século 17, compete com o acervo do Museu de Arte Moderna existente no seu interior. Quando vê o monumento do alto, a partir da calçada, o visitante se sente como que num ponto indefinido da linha do tempo, que mistura o ontem e o hoje, pois avista de um lado os casebres da população local pendurados no morro e, de outro, as edificações seculares quase desabando sobre a baía de Todos os Santos.
Ajuda a manter essa atmosfera dúbia o parque das Esculturas, onde as obras modernas de Carybé e outros artistas baianos contrastam com as paredes antigas.
A volta quase definitiva ao passado ocorre quando o turista se senta no restaurante do solar, que conserva muito do aspecto da senzala de escravos que abrigava no passado, com chão e paredes de rochas e as janelas de grade preta. Mas a fantasia só dura até o momento em que o comensal se depara com os salgados preços dos pratos no cardápio.
Ou quando o visitante aprecia as obras da sexta edição do Salão da Bahia, que fica em cartaz até o dia 1º de março. Ao visitante leigo em artes plásticas, a exposição lembra as mostras de arte que acontecem a cada dois anos na Bienal do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, por ser constituída basicamente por instalações.
Trata-se de 30 trabalhos selecionados entre 1.994 inscritos, de artistas do Brasil inteiro e de outros países. Uma das obras acolhe centenas de canudinhos dentro de um retângulo de acrílico, explorando efeitos de transparência e rugosidade. Outra relata a biografia de uma empregada doméstica por meio de fotos, frases e bilhetes colados num cartaz. E há a obra "Duzentos e Vinte e Quatro Dominós", que, juntos, compõem um desenho harmônico no chão. (MV)


Museu de Arte Moderna da Bahia - Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão, Comércio, tel. 0/xx/71/329-0660. Ingresso gratuito.




Texto Anterior: Barcos de museu lembram infância
Próximo Texto: Frio: Catarata vira cubo de gelo na China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.