UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista tritura rocha colorida para criar

DA ENVIADA ESPECIAL

A mais conhecida artista plástica na cidade de Goiás é Goiandira do Couto, 88, prima de Cora Coralina. Ela faz quadros com areias coloridas da serra Dourada (leia na pág. F6). A artista descreve a técnica como "bem simples": ela risca o desenho na tela, passa cola e salpica areia com os dedos.
Goiandira, que não casou nem teve filhos, começou a criar em 1967, quando triturou as pedras de uma região da serra Dourada e achou uma areia colorida. Hoje são mais de 500 tons de areia.
Quem quiser comprar um quadro dela tem de esperar. Goiandira não vende as obras expostas no ateliê, só aceita encomenda. Seus quadros levam em média três meses para ficar pronto. O preço médio de cada um deles é R$ 3.000.
Outra expressão artística de Goiás é seu artesanato típico. Trata-se de peças de decoração e utensílios domésticos feitos de uma cerâmica modelada segundo as tradições artísticas herdadas dos antigos índios locais. (AK)



Texto Anterior: Balada noturna inicia na praça do Coreto#
Próximo Texto: Cerrado dá sabor peculiar à culinária local
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.