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HOTELARIA
Crise afeta mais viagens de negócios que de lazer
No Brasil, 2002 foi 2º melhor ano para hotéis associados à Leading
DA REDAÇÃO
A despeito dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001
nos EUA, que acertaram em cheio
o turismo mundial no ano seguinte, "2002 foi o segundo melhor ano da The Leading Hotels of
The World (LHW) no Brasil em
22 anos de atividade no país", disse João Anibal, diretor-executivo
da organização que credencia e
representa hotéis em 79 países.
Feita no 9º Showcase da LHW
em São Paulo, a afirmação foi testemunhada por representantes de
44 hotéis, 40 deles estrangeiros e 4
brasileiros: Copacabana Palace,
no Rio de Janeiro; Casa Grande
Hotel, no Guarujá; Emiliano e
L"Hotel, ambos em São Paulo.
Entre os hotéis presentes no
evento, que ocorreu na última
quarta-feira em São Paulo e que,
nos dias seguintes, visitou Belo
Horizonte e Rio, estavam, por
exemplo, os estabelecimentos parisienses Le Bristol, Plaza Athenée, Crillon, Ritz e Meurice.
De Portugal, o destaque foi o
Lapa Palace, de Lisboa, que pertence ao grupo Orient-Express,
que, no Rio, é dono do Copacabana Palace. Representando o hotel,
Sandro Fabris declarou: "Em Portugal, o sr. Lula não assusta, não
há trauma nem medo, o retorno
tem sido muito positivo". Ele ressaltou que o Brasil é o quarto mercado para o Lapa Palace.
A enviada do Mandarin Oriental Miami, Waleska Lugo, afirmou que nos EUA, desde os atentados, um aumento do turismo
interno tem compensado a queda
do mercado internacional.
Uma tendência notada pelos
hoteleiros diante da guerra no
Iraque foi a queda dos viajantes
corporativos, mas não dos turistas em viagens de lazer, número
fornecido pelo português Fabris.
"As empresas investem hoje menos em viagens", disse o hoteleiro
do Lapa Palace. "E, assim, estamos convertendo os hotéis para
que atendam essa demanda."
A gastronomia e a enologia
também estão na ordem do dia
para a LHW. O Plaza Athenée, de
Paris, que tem o chef Alain Ducasse supervisionando restaurantes e
é classificado com três estrelas
(cotação máxima) pelo "Guia Michelin", tem planos de investir
ainda mais na boa mesa.
Presente no evento, a companhia de navegação Crystal Cruises, representada por Martha
Koszutski, da Pier 1, relatou que a
empresa tem feito cruzeiros voltados para gourmets e enólogos:
"Até mesmo o chef Luciano Boseggia, italiano radicado no Brasil,
já atuou num cruzeiro gastronômico no Alasca".
Hoje o 9º Showcase da LHW
(www.lhw.com) está em Brasília,
devendo se realizar amanhã em
Curitiba e, na quarta-feira, em
Porto Alegre.
(SC).
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