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São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

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HOTELARIA

Crise afeta mais viagens de negócios que de lazer

No Brasil, 2002 foi 2º melhor ano para hotéis associados à Leading

DA REDAÇÃO

A despeito dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que acertaram em cheio o turismo mundial no ano seguinte, "2002 foi o segundo melhor ano da The Leading Hotels of The World (LHW) no Brasil em 22 anos de atividade no país", disse João Anibal, diretor-executivo da organização que credencia e representa hotéis em 79 países.
Feita no 9º Showcase da LHW em São Paulo, a afirmação foi testemunhada por representantes de 44 hotéis, 40 deles estrangeiros e 4 brasileiros: Copacabana Palace, no Rio de Janeiro; Casa Grande Hotel, no Guarujá; Emiliano e L"Hotel, ambos em São Paulo.
Entre os hotéis presentes no evento, que ocorreu na última quarta-feira em São Paulo e que, nos dias seguintes, visitou Belo Horizonte e Rio, estavam, por exemplo, os estabelecimentos parisienses Le Bristol, Plaza Athenée, Crillon, Ritz e Meurice.
De Portugal, o destaque foi o Lapa Palace, de Lisboa, que pertence ao grupo Orient-Express, que, no Rio, é dono do Copacabana Palace. Representando o hotel, Sandro Fabris declarou: "Em Portugal, o sr. Lula não assusta, não há trauma nem medo, o retorno tem sido muito positivo". Ele ressaltou que o Brasil é o quarto mercado para o Lapa Palace.
A enviada do Mandarin Oriental Miami, Waleska Lugo, afirmou que nos EUA, desde os atentados, um aumento do turismo interno tem compensado a queda do mercado internacional.
Uma tendência notada pelos hoteleiros diante da guerra no Iraque foi a queda dos viajantes corporativos, mas não dos turistas em viagens de lazer, número fornecido pelo português Fabris. "As empresas investem hoje menos em viagens", disse o hoteleiro do Lapa Palace. "E, assim, estamos convertendo os hotéis para que atendam essa demanda."
A gastronomia e a enologia também estão na ordem do dia para a LHW. O Plaza Athenée, de Paris, que tem o chef Alain Ducasse supervisionando restaurantes e é classificado com três estrelas (cotação máxima) pelo "Guia Michelin", tem planos de investir ainda mais na boa mesa.
Presente no evento, a companhia de navegação Crystal Cruises, representada por Martha Koszutski, da Pier 1, relatou que a empresa tem feito cruzeiros voltados para gourmets e enólogos: "Até mesmo o chef Luciano Boseggia, italiano radicado no Brasil, já atuou num cruzeiro gastronômico no Alasca".
Hoje o 9º Showcase da LHW (www.lhw.com) está em Brasília, devendo se realizar amanhã em Curitiba e, na quarta-feira, em Porto Alegre. (SC).


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