São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÁ PEDAL

Salsichão abre o apetite em Stein am Rhein

DA ENVIADA ESPECIAL À SUÍÇA

Saindo do porto de Schaffhausen, um barco ruma à minúscula cidade de Stein am Rhein, em um percurso de 19 quilômetros. Nas margens, surgem campings, áreas de piquenique e outras cidades.
Durante o passeio, a nacionalidade das margens vai se alterando. Em alguns trechos, uma margem é na Suíça e a outra na Alemanha. Em um pequeno trecho, as duas margens são alemãs e, em outros, as duas são suíças.
Como o barco é lento, o passeio dura mais de uma hora. Em plena segunda-feira, ele segue lotado. Nessas cidades, parte do comércio não funciona nesse dia da semana. Para muitos moradores dessa região, todos os fins de semana são prolongados. Alguns dizem que é preciso descansar do fim de semana. Outros, que na segunda não acontece nada mesmo. Então eles passeiam pelo rio.
Stein am Rhein é uma das cidades mais conservadas do país. Na Rathausplatz, praça cercada por casas medievais, até os afrescos das fachadas estão nos trinques. Eles pregam o comportamento adequado à religião protestante, contam como era a vida nos vinhedos daquela região e relatam batalhas que aconteceram no rio.
Além dos afrescos, outro motivo segura o visitante na Rathausplatz: os vários restaurantes que servem comida alemã e chope. Se uma refeição movida a batata e chucrute não for o prato predileto do viajante, dois oásis se apresentam como fonte de petiscos para um piquenique itinerante.
O primeiro é uma loja de salsichas e outros embutidos que fica quase na frente da igreja principal da cidade. Atrás dos balcões da Für jeden Anlass (tel.: 00/xx/41/ 52/741-2140), os donos explicam que eles produzem grande parte do que está à venda. Sobre o balcão refrigerado, uma grelha coberta de salsichas faz a loja ficar com cheiro de abrir o apetite. A pedida é comprar um ou outro salsichão ou pedaço de embutido e provar ali mesmo.
O segundo é a loja de queijos Châs Graf (www.chaes-graf.ch), que complementa o piquenique com queijos de todas as regiões da Suíça e dos países vizinhos. Entre eles está o Ratsherren, queijo típico da cidade. (HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Casas transportam turista a tempos medievais
Próximo Texto: Dá pedal: Noite sobre palha em celeiro rende deleite no café
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.