São Paulo, segunda, 14 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival serve pato com cidra

MARISTELA DO VALLE
da Reportagem Local

Ostras, peixe cozinhado ao vapor de algas marinhas e pato ao molho de cidra fazem parte do cardápio do Sofitel no 1º Festival da Bretanha, de 17 a 27 de setembro.
Muitos dos ingredientes utilizados nas refeições vêm diretamente da região do norte da França, segundo Fabrice Lenud, chefe da "boulangerie" do hotel. "Até os limões amarelos que temperam as ostras da região são importados."
A forma bretã de comer essa entrada é colocando-a sobre o pão de centeio com manteiga salgada.
A Bretanha fica na beira do oceano Atlântico e por isso é rica em frutos do mar, além dos vegetais. Um deles é o "mache". Servido como salada, tem gosto leve e a folha parecida com a de hortelã.
A leveza do paladar também pode ser percebida em peixes como o "turbot", inexistente no Brasil.
Já as sobremesas bretãs são mais simples, feitas com massa de pão. "Os doces são equivalentes à rapadura brasileira", compara Lenud.
Lenud e o chef Patrick Ferry adaptaram algumas receitas de sobremesa para o festival. Como a pêra gratinada sobre camada de folhado, que tem na receita original uma massa mais grosseira.
O próximo festival gastronômico do hotel, em novembro, contemplará a culinária da região de Lyon.
²
1º Festival da Bretanha - De 17 a 27 de setembro, no restaurante Aquarelle, hotel Sofitel, rua Sena Madureira, 1.355, tel. (011) 574-1100. Preço do bufê, por pessoa (no almoço): R$ 35. Jantar à la carte.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.