São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

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"Jet leg" irrita brasileiros

DA ENVIADA ESPECIAL

Os brasileiros são os que mais gostam de ir às compras em viagens internacionais e os que mais sofrem com o "jet leg" (a diferença de fuso horário entre o país de destino e o de origem) e com o assento ou o serviço ruim das companhias aéreas.
Isso é o que revela a última pesquisa de viajantes internacionais feita pela American Express, divulgada no dia 5 de outubro pela empresa em Miami, apontando as diferenças culturais entre 1.400 viajantes de negócios de 12 países, mais Hong Kong e Taiwan e suas preferências em relação às facilidades em hotéis e aviões.
Durante o tempo livre nessas viagens de negócios, 67% dos brasileiros disseram preferir fazer compras, seguidos pelos britânicos (65%). Já 58% dos americanos afirmaram que ocupariam o tempo com ginástica, e 85% dos alemães usam a folga para fazer city tour. As diferenças culturais revelam que os executivos em viagem de negócios se irritam mais com atrasos (54%), com o fato de deixar trabalho no escritório (16,4%), com assento e serviço aéreo (11,4%), com o "jet leg" (10%) e com acomodações ruins (8,2%).
Enquanto que para 70% dos franceses o pior numa viagem de negócios são os atrasos, entre os brasileiros, 23% apontam o "jet leg" como o pior de tudo e 20% dizem que o serviço da empresa aérea é o que mais incomoda.
Já dentro do avião, é curioso que sejam os brasileiros (30%) os que mais apontam o acesso à internet como absolutamente necessário durante o vôo. Nos outros itens avaliados, o entretenimento no avião é considerado o mais importante para os australianos (52%), o uso de laptop é preferido por americanos (47%), e o do telefone, por 23% dos suecos.
Na pesquisa foram entrevistados por telefone, em agosto, executivos da Austrália, do Brasil, do Canadá, da China, da França, da Alemanha, do Japão, de Hong Kong, do México, de Cingapura, da Suécia, de Taiwan, dos EUA e do Reino Unido, que na média fizeram 8,5 viagens de negócios no último ano. (MM)


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