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"Jet leg" irrita brasileiros
DA ENVIADA ESPECIAL
Os brasileiros são os que mais
gostam de ir às compras em viagens internacionais e os que mais
sofrem com o "jet leg" (a diferença de fuso horário entre o país de
destino e o de origem) e com o assento ou o serviço ruim das companhias aéreas.
Isso é o que revela a última pesquisa de viajantes internacionais
feita pela American Express, divulgada no dia 5 de outubro pela
empresa em Miami, apontando as
diferenças culturais entre 1.400
viajantes de negócios de 12 países,
mais Hong Kong e Taiwan e suas
preferências em relação às facilidades em hotéis e aviões.
Durante o tempo livre nessas
viagens de negócios, 67% dos brasileiros disseram preferir fazer
compras, seguidos pelos britânicos (65%). Já 58% dos americanos
afirmaram que ocupariam o tempo com ginástica, e 85% dos alemães usam a folga para fazer city
tour. As diferenças culturais revelam que os executivos em viagem
de negócios se irritam mais com
atrasos (54%), com o fato de deixar trabalho no escritório
(16,4%), com assento e serviço aéreo (11,4%), com o "jet leg" (10%)
e com acomodações ruins (8,2%).
Enquanto que para 70% dos
franceses o pior numa viagem de
negócios são os atrasos, entre os
brasileiros, 23% apontam o "jet
leg" como o pior de tudo e 20%
dizem que o serviço da empresa
aérea é o que mais incomoda.
Já dentro do avião, é curioso que
sejam os brasileiros (30%) os que
mais apontam o acesso à internet
como absolutamente necessário
durante o vôo. Nos outros itens
avaliados, o entretenimento no
avião é considerado o mais importante para os australianos
(52%), o uso de laptop é preferido
por americanos (47%), e o do telefone, por 23% dos suecos.
Na pesquisa foram entrevistados por telefone, em agosto, executivos da Austrália, do Brasil, do
Canadá, da China, da França, da
Alemanha, do Japão, de Hong
Kong, do México, de Cingapura,
da Suécia, de Taiwan, dos EUA e
do Reino Unido, que na média fizeram 8,5 viagens de negócios no
último ano.
(MM)
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