São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu de Arte Sacra tem Bíblia do futuro santo

DA REPORTAGEM LOCAL

O acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo tem, expostas, cerca de 800 peças. Logo na primeira sala, há uma enorme estátua de São Jorge com as pernas articuladas, sem o cavalo. A peça, de origem portuguesa, era usada sobre um cavalo real, por isso as articulações.
Adiante, uma parede coberta de anjos guarda um par de anjos com sexo. São dois serafins napolitanos do século 18. Ambos têm corpo com traços adultos, são menos rechonchudos e exibem o órgão sexual masculino. A seguir, numa sala dedicada a frei Galvão, estão sua Bíblia e o cordão que amarrava sua veste. Há uma cama nessa sala. Ela está lá só para mostrar como eram as camas da época. Uma confusão freqüente: o cômodo em que os objetos estão dispostos não era o quarto de frei Galvão.
Nesse cômodo, as paredes de taipa estão sem a cobertura de tinta, sendo possível observar detalhes da técnica construtiva que usa estacas e barro amassado. A seguir, vêm imagens de santos ao longo dos séculos. Duas salas guardam tesouros. Uma abriga os retábulos da matriz de Santo Amaro. Restaurados, esses retábulos dão uma aula de arte barroca.
A outra sala guarda o altar original de Nossa Senhora da Luz, da época da construção do mosteiro. Nessa mesma sala, há 23 lampadários de prata -uma das maiores coleções do gênero. O maior lampadário, à direita de quem entra na sala, veio da antiga catedral da Sé. (HL)


MUSEU DE ARTE SACRA
Funciona de ter. a sex., das 11h às 18h; aos sáb. e dom., das 10h às 19h. Ingresso: R$ 4. Tel.: 0/ xx/11/3326-1373;
http://artesacra.sarasa.com.br



Texto Anterior: Corpo está enterrado no mosteiro da Luz, que frei Galvão projetou e fundou
Próximo Texto: Panorâmica: Iphan registra feira de Caruaru e frevo e tomba Casa de Vidro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.