São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

ESQUI X SNOWBOARD
Graças ao "ouro branco", Estado recebeu 5 milhões de turistas em 98 e foi tomado por snowboarders
Neve esquenta a economia do Colorado

Otávio Dias/Folha Imagem
As montanhas de Aspen são famosas pela prática do esqui e de outros esportes como o paragliding, num vôo que oferece uma vista diferente das Rochosas.


FERNANDO COSTA NETTO
enviado especial a Vail

"O Estado do Colorado entra mais rico no século 21". Essa foi uma das chamadas de capa do jornal "The Sunday Denver Post" no último dia 28 de fevereiro.
Enquanto a crise consome as esperanças dos jovens em quase todo o planeta, o Colorado parece viver na contramão do desemprego e do consumidor inadimplente.
A economia cresce, principalmente, graças aos dólares dos milhões de turistas que visitam o Estado na temporada de neve (a região de Vail recebeu quase 5 milhões de turistas na temporada de 1998).
Outra causa desse êxito é o mercado crescente de snowboard. Até há pouco tempo limitado a apenas algumas estações, o snowboard pipoca em ritmo de avalanche em todas as estações e já representa um terço da receita de passes de acesso aos "ski lifts".
Em se mantendo essa evolução, a empresa Vail Resorts, que administra e controla as quatro estações de neve da região -Vail, Keystone, Beaver Creek e Breckenridge- pode esperar um número igual de snowboarders e esquiadores já para a primeira década do próximo milênio.

Origem do esporte
O snowboard nasceu inspirado no espírito de aventura e liberdade que o filme de surfe norte-americano "Endless Summer 1" exportou para o mundo.
No enredo, um cidadão de Michigan, Sherman Poppen, vê sua filha deslizando na neve do quintal de casa sobre uma prancha de madeira e tem a idéia de grudar um esqui no outro para fazer a primeira tentativa de surfe na neve.
Nascia o "snurf", uma mistura de surfe e esqui que teve meio milhão de unidades exportadas dos Estados Unidos para o mundo entre 1967 e 1977.
Alguns anos mais tarde, o mercado passou pelas mãos de um outro americano, conhecido como Dimitrije Milovich. A prancha foi então se modificando até chegar às linhas atuais, criadas por outro patrício, Jake Burton. É de Burton o design das pranchas que vemos hoje nas montanhas das Américas e da Europa.
O snowboard existe há 20 anos e impôs um estilo de vestir diferente durante a prática de esportes na neve. As roupas são largas, descontraídas e contrastam com o visual dos esquiadores tradicionais, que, embora não possa ser considerado elegante, é um pouco durinho, à la James Bond.


Fernando Costa Netto viajou a convite da empresa Vail Resorts e da American Airlines.


Próximo Texto: Esqui parece mais completo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.